15 motivos para comer mais chocolate
Descobri que se eu escolher minhas sobremesas sabiamente, posso tirar proveito de uma variedade de benefícios pouco conhecidos que o chocolate, particularmente as variedades escuras, proporcionam. Vamos ver quais são elas?
Chocolate protege o coração
Através da experimentação, os cientistas descobriram que o consumo de cacau, aumentando a sua ingestão de polifenóis, é responsável por um envelhecimento reduzido e uma melhor saúde no longo prazo.
Chocolate Nutre a Gravidez
O chocolate pode ajudar as mulheres grávidas a evitar a pré-eclâmpsia em até 69%. A “densidade de teobromina” (um produto químico que reduz hipertensão) está em jogo aqui, e é mais concentrada em chocolates escuros do que em chocolates ao leite.
Leia também
Chocolate reduz a inflamação
Chocolates que são pelo menos 70% ou mais de cacau contém potência anti-inflamatória a partir de produtos químicos como o resveratrol. Menos inflamação significa um corpo e mentes mais felizes e mais saudáveis.
Chocolate reduz o colesterol
Os antioxidantes no chocolate podem ajudar a diminuir o colesterol “ruim”. No entanto, o cacau em formas mais processadas e menos concentradas muitas vezes contém gorduras que podem trabalhar contra essa vantagem e, na verdade, aumentar os níveis de colesterol saturado.
Chocolate regula o açúcar no sangue
Um mito comum é que comer chocolate leva a diabetes. Embora muito de qualquer coisa pode não ser uma coisa boa, chocolate e outros alimentos anti-inflamatórios podem realmente aumentar a resistência à insulina e regulação do açúcar no sangue. Em alguns casos, esses benefícios podem trabalhar para prevenir diabetes tipo 2.
Chocolate Foca a Concentração
Chocolate contém cafeína, que, em quantidades moderadas, pode ajudar com a concentração. Especialistas sugerem combinar o chocolate com nozes ricas em vitamina E, um outro protetor do cérebro para a perda de memória a longo prazo, para obter o benefício máximo.
Chocolate ajuda a luta contra a Depressão
Enquanto alguns estudos mostram que o chocolate e depressão andam de mãos dadas, outros afirmam que o cacau tem uma semelhança química para uma droga estabilizadora do humor amplamente utilizada. É uma boa ideia para falar com um profissional antes da auto-medicação com o chocolate.
Chocolate afasta a demência
Os cientistas agora estão pensando que o chocolate pode estimular o cérebro, aumentando o fluxo de sangue. Em um estudo que durou um mês, os idosos que consumiram duas canecas de chocolate quente a cada dia tiveram melhor pensamento e foram bem em testes de memória do que aqueles que não consumiram o chocolate.

Imagine poder comer chocolate para uma melhor saúde? Isso não só é possível como já está sendo recomendado por muitos médicos e nutricionistas. (Foto: www.sheknows.com)
Chocolate Melhora o desempenho atlético
Segundo os pesquisadores, chocolates mais escuros contêm um composto à base de plantas chamado epicatequina. Este composto estimula o crescimento muscular de forma semelhante para a atividade vigorosa, como correr. Quando combinado com o exercício, o chocolate tem mostrado em melhorar o desempenho atlético em até 50%.
Chocolate Diminui o Cortisol
Sentindo-se estressado? Pesquisas descobriram que o chocolate escuro pode reduzir os hormônios do estresse responsáveis por fazer você se sentir um lixo. E você só precisa de uma quantidade moderada para fazer o truque. O chocolate usado no estudo continha 75 por cento de cacau e os participantes só comiam 40 gramas (cerca de 4 quadrados de uma grande barra) a cada dia.
Chocolate protege a Pele
Com todos esses flavonóis, o chocolate pode até mesmo ajudar a sua pele com os raios UV desagradáveis. Na verdade, comendo regularmente chocolate preto (o mais rico em antioxidantes) fornece uma fotoproteção significativa, embora, pessoalmente, eu não deixo o protetor solar de lado.
Chocolate aumenta a libido
O chocolate escuro contém um composto chamado feniletilamina que libera as mesmas endorfinas desencadeadas por sexo. Até mesmo uma porção de 100 calorias pode ajudar no estímulo à libido.
Chocolate previne o câncer
Chocolate também possui uma dose de polifenóis que combatem o câncer. Os pesquisadores estudaram o câncer de intestino em ratos e descobriram diferenças notáveis na extensão da doença com ratos alimentados com uma dieta rica em cacau. No entanto, os especialistas recomendam a alimentação com porções modestas para evitar o excesso de gordura e calorias, o que pode realmente aumentar os riscos de câncer.
Chocolate ajuda na Perda de Peso
Pequenos pedaços de chocolate pode ajudar aqueles que estão em dietas a alcançar melhores resultados de perda de peso, ao mesmo tempo que consomem esses flavonóides saudáveis. Para que esse método funcione as pessoas são encorajadas a comer pequenas porções de chocolate amargo (10 gramas a mais) com um pouco de pão.
Aumenta a longevidade
Com todos estes benefícios em jogo: inflamação diminuída, prevenção do câncer, perda de peso, diminuição da pressão arterial, resistência à insulina e muito mais, o chocolate, especialmente o escuro , foi mostrado para aumentar o tempo de vida em geral. Então, coma e viva por muito tempo, mas sem exageros!
Qual é o seu motivo favorito saudável para comer chocolate?
Sobre o autor
André fez parte de uma das primeiras equipes de Parkour no Brasil. Desde então, atuou junto de educadores físicos, nutricionistas, fisioterapeutas e profissionais da saúde para aperfeiçoar seus conhecimentos. Desde 2012, escreve dicas de saúde e exercícios físicos que aprendeu e continua aprendendo. Em 2019 tornou-se instrutor de Muay Thai e Kickboxing, compartilhando com seus alunos para ensinar tudo que aprendeu.
Veja também

Como baixar pressão arterial?

Quais alimentos devo cortar para emagrecer?

10 alimentos que contém cafeína! Lista!

20 melhores alimentos para construir massa magra
Aviso legal
O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica.