5 exercícios para quem teve um derrame ou AVC
Pessoas que sofreram um Acidente Vascular Cerebral devem tomar alguns cuidados extras com exercícios físicos. O primeiro cuidado a tomar, é consultar o seu médico neurologista antes de começar qualquer exercício físico. Dependendo do tipo e as causas do AVC, podem ser necessários alguns cuidados especiais, ou o seu médico pode proibir um ou outro tipo de exercício.
Os exercícios que sugerimos abaixo são para pessoas que sofreram algum tipo de AVC e já foram liberadas pelo médico para a prática de exercícios físicos. Quem sofreu um AVC e está praticando qualquer atividade física deve, obrigatoriamente, ser acompanhada pelo médico, um fisioterapeuta, um nutricionistas e, preferencialmente, também um cardiologistas. Essa equipe multidisciplinar é o melhor acompanhamento conjunto para a recuperação através de exercícios no pós-AVC.
Leia também
Vamos então às nossas sugestões de exercícios para quem teve um derrame ou AVC.
AVC: exercícios de reabilitação sensório motora
São os exercícios voltados a restabelecer o movimento de membros e músculos que foram prejudicados após o AVC ou derrame. Essas atividades estimulam o cérebro e o músculo a adotarem novas estratégias para fazer os mesmos movimentos que faziam antes. Por exemplo, um exercício simples sensório motor pode ser segurar um objeto com toda a força, e depois soltar, repetidas vezes. Pode ajudar um paciente que teve um lado do corpo paralisado a aprender a usar o outro lado para tarefas do dia a dia. Outro exercício pode colocar quem sofreu o AVC se equilibrando em uma perna só, para que novas estratégias de equilíbrio sejam aprendidas ou reaprendidas pelo cérebro.
Pilates e Tai Chi são exercícios bem completos para quem precisa fazer esse tipo de reabilitação. Hidroginástica pode também ajudar bastante, com exercícios focalizados. Exercícios com elásticos e bolas de equilíbrio são muito comuns para esse tipo de recuperação.
AVC: recuperação de movimentos com exercícios de força
Quem perdeu parte ou todos os movimentos de membros precisa fortalecer a musculatura para evitar a atrofia. Esses exercícios também ajudam na readaptação do cérebro para a “deficiência” de outras regiões, afetadas pelo AVC. Os exercícios de fortalecimento também estimulam a circulação sanguínea, o que evita a formação de coágulos, e podem evitar que aconteça um novo AVC.
Caminhadas, corridas, musculação, e natação, são ótimos exercícios para começar a construir músculos após um AVC, fortalecendo gradualmente.
AVC: recuperação da fala e exercícios funcionais
Quando o AVC ou derrame afetam a fala, exercícios funcionais e focados na fala em si são essenciais para a recuperação de uma boa dicção. O trabalho de um bom fonoaudiólogo deve se combinado com um fisioterapeuta, que farão exercícios recriando o dia a dia para trabalhar os músculos da fala e da articulação, fortalecendo-os novamente para voltarem a serem usados normalmente.
Além dos exercícios funcionais e da fala mais específicos, a dança é um exercício multifuncional excelente. Ritmo, coordenação motora, e a fala (quando você canta com a música), são trabalhados em conjunto com muita eficiência.
Exercícios de resistência para quem teve AVC ou derrame
Pessoas que sofreram um AVC precisam de mais oxigênio e energia para realizar os mesmos movimentos que antes eram bem mais fáceis. O condicionamento aeróbico, e exercícios que trabalham a melhora da resistência corporal, são essenciais para fornecer essa energia extra que o corpo precisa.
Caminhadas, corridas, natação, ciclismo, entre vários outros tipos de atividade ajudam a desenvolver essa resistência, tornando movimentos e outras atividades menos cansativas. Opte, quando possível, por exercícios de menor impacto, como a natação.
Paciência com exercícios de meditação e respiração para quem teve AVC
Eu tive uma isquemia, que prejudicou apenas minha visão. Conheço outras pessoas que tiveram um AVC e que prejudicou outras partes do corpo. Em todas elas, incluindo eu mesmo, há uma dificuldade em lidar com as emoções. São sentimentos de revolta, frustração, tristeza, raiva, e que em nada ajudam na recuperação do AVC.
Para ajudar no controle dessas emoções, pratique a respiração profunda e a meditação. Hobbies também podem ser uma ótima meditação, acalmando, tranquilizando, e colocando sua mente e corpo para fazer o que você gosta.
Familiares, amigos, profissionais da área de saúde. Todos tem que ser envolvidos para um tratamento global e efetivo contra a isquemia. Sem esse grupo de pessoas ao redor de quem sofreu a isquemia ou derrame, a recuperação será muito mais lenta e difícil.
Se você ainda tem dúvidas sobre exercícios físicos para quem teve um AVC, entre em contato com seu médico. Nosso espaço de comentários abaixo também está aberto a sugestões e dúvidas de nossos leitores.
Sobre o autor
André fez parte de uma das primeiras equipes de Parkour no Brasil. Desde então, atuou junto de educadores físicos, nutricionistas, fisioterapeutas e profissionais da saúde para aperfeiçoar seus conhecimentos. Desde 2012, escreve dicas de saúde e exercícios físicos que aprendeu e continua aprendendo. Em 2019 tornou-se instrutor de Muay Thai e Kickboxing, compartilhando com seus alunos para ensinar tudo que aprendeu.
Veja também
Exercícios de alta intensidade podem causar doenças!
Quais exercícios praticar quando você está lesionado?
Mito ou verdade: musculação atrapalha no crescimento?
Pode malhar depois de fazer uma cesárea?
Aviso legal
O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica.