5 receitas de xarope caseiro da vovó!
Com tanta escolha para remédios caseiros disponíveis por aí, é difícil saber qual deles é o mais eficaz, e qual é o mais seguro para usar sem medo dos efeitos colaterais. Cada remédio natural vai funcionar com pessoas diferentes, e você precisa encontrar aqueles que funcionam melhor para você. Com o clássico xarope da vovó, não poderia ser diferente: existem diversas receitas que funcionam diferente para cada pessoa, e escolhemos 5 delas para diferentes tratamentos de problemas de saúde.
Receita de xarope caseiro para tosse alérgica
Leia também
Esse xarope é pra ser usado assim que você se sentir um frio chegando. Também é bom para alergias, aliviando bastante os sintomas e deixando seu organismo muito mais resistente.
Ingredientes
- 3/4 xícara de mel orgânico
- 1/4 de xícara de azeite extra virgem
- Suco de 3 limões
Modo de preparo
Adicione todos os ingredientes em uma pequena panela em fogo médio até fumegante. Retire do fogo e deixe esfriar. Coloque em um frasco de vidro ou outro recipiente com uma tampa hermética. Espere esfriar e armazene na geladeira por até 3 meses, ou fora dela por até 1,5 meses.
Consumo: uma colher de chá (crianças) até 3 vezes ao dia, 2 colheres de sopa (adultos) por dia. Aqueça suavemente antes do consumo.
Receita de xarope caseiro para tosse seca
Esta receita é uma pequena variação da receita acima. Inclui remédios naturais extremamente poderosos para cuidar da garganta, que geralmente fica muito irritada quando a pessoa é atacada pela tosse seca.
Ingredientes
- 3/4 xícara de mel orgânico
- 1/4 de xícara de azeite extra virgem
- Suco de 3 limões
- 1/4 de xícara de hortelã
- 1 colher de chá de raiz de gengibre cortada
Modo de preparo
Coloque todos os ingredientes em uma panela pequena e coloque a panela no fogo baixo. Cozinhe esta mistura até que ela comece a evaporar. Coloque a panela fora do fogo e deixe esfriar. Depois disso, coloque o xarope em um frasco de vidro, que deve ser hermeticamente fechado. Você pode manter este medicamento na geladeira durante três meses, e por até 1,5 meses fora.
Consumo: uma colher de chá (crianças) até 3 vezes ao dia, 2 colheres de sopa (adultos) por dia. Aqueça suavemente antes do consumo.
Receita de xarope caseiro para bronquite asmática
Nessa receita, temos ingredientes que vão tratar diretamente suas vias aéreas e seus pulmões, limpando tudo de quaisquer obstruções que possam estar causando as crises de bronquite e de asma.
Ingredientes
- 500 g de cebolas
- 500 g de açúcar marrom escuro
- 6 xícaras (1,5 l) de água
- Suco de 2 limões
- 7 colheres de sopa de mel orgânico
Modo de preparo
Pré-aqueça o açúcar em uma tigela de metal em uma temperatura moderada, mexendo sempre até que derreta e fique avermelhado. Em seguida, adicione a cebola picada em pedaços pequenos. Cozinhe e acrescente a água na tigela. Ferva até 1/3 da água evaporar. Depois disso, deixe a mistura esfriar e adicione o suco de limão e mel. Mexa bem e despeje a mistura no frasco de vidro e deixe esfriar. Guarde na geladeira por até 3 meses ou fora dela por até 1,5 meses.
Consumo: uma colher de sopa antes de cada refeição até a limpeza completa dos pulmões para os adultos. Para crianças, uma colher de chá antes de cada refeição.
Receita de xarope caseiro de agrião
O agrião é rico nas vitaminas A e C, que atuam como agentes expectorantes e descongestionantes, reforçando também nosso sistema de defesa e evitando que nosso sistema seja atingido por infecções virais ou bacterianas. O agrião libera o muco dos pulmões e vias aéreas, aliviando bastante os sintomas de pulmão chiando, gripes, bronquite, alergias, entre outros problemas.
Ingredientes
- 1 maço de agrião
- 250 ml de mel
- 2 colheres de sopa de açúcar
- Água
Modo de preparo
Lave bem as folhas de agrião, picando em pedaços bem pequenos, junto do talo. Coloque em uma panela com o açúcar, aquecendo e deixando a água evaporar. Coloque água se começar a agarrar. Deixe cozinhar e depois que esfriar, coe e adicione o mel. Guarde em um pote de vidro selado hermeticamente e coloque na geladeira por até 3 meses ou fora dele por até 1,5 meses.
Consumo: uma colher de sopa antes de cada refeição até a limpeza completa dos pulmões para os adultos. Para crianças, uma colher de chá antes de cada refeição.
Receita de xarope caseiro expectorante infantil
Nessa receita, combinamos o agrião, já rico em vitaminas A e C, com o abacaxi, também rico nas mesmas vitaminas e muitos outros nutrientes, atuando também como diurético, laxante natural, repondo o corpo com minerais essenciais, e muito mais.
Ingredientes
- 500 g de açúcar mascavo
- 1 xícara de água
- 1 abacaxi inteiro, cortado em pedaços pequenos (com casca)
- 1 maço de agrião, picado em pedaços pequenos, com talo
- 4 colheres de sopa de mel
Modo de preparo
Misture o açúcar e a água e deixe ferver até o açúcar começar a começar a formar um melaço. Acrescente o abacaxi e o agrião. Misture muito bem. Deixe esfriar antes de acrescentar o mel. Coe e coloque em um pote hermético de vidro, que pode ser levado à geladeira por até 3 meses ou ser guardado fora dela por até 1,5 meses.
Consumo: 3 colheres de chá para crianças por dia e uma colher de sopa para adultos a cada 3 horas.
Você conhece mais alguma receita de xarope da vovó? Qual? Qual funciona melhor para você?
Sobre o autor
André fez parte de uma das primeiras equipes de Parkour no Brasil. Desde então, atuou junto de educadores físicos, nutricionistas, fisioterapeutas e profissionais da saúde para aperfeiçoar seus conhecimentos. Desde 2012, escreve dicas de saúde e exercícios físicos que aprendeu e continua aprendendo. Em 2019 tornou-se instrutor de Muay Thai e Kickboxing, compartilhando com seus alunos para ensinar tudo que aprendeu.
Veja também
Receita natural para tosse e gripe!
Chá natural para incontinência urinária!
Suco detox de maracujá com hortelã
Máscara facial caseira: cravos e pele oleosa!
Aviso legal
O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica.