7 formas de melhorar a boca ressecada!
Todos nós precisamos de saliva para umedecer e limpar nossas bocas e digerir os alimentos. Saliva também previne a infecção ao controlar bactérias e fungos na boca. Quando o corpo não produz saliva o suficiente, nossa boca fica seca e desconfortável. Felizmente, existem muitos tratamentos eficazes para a boca ressecada, mas vamos começar explicando um pouco mais sobre este problema.
O que causa a boca ressecada?
Existem várias causas de boca ressecada, também chamada de xerostomia. Estas incluem:
Leia também
- Boca muito seca durante a noite, o que causa? Como resolver?
- Como lidar com efeitos colaterais de ansiolíticos e antidepressivos?
Efeito colateral de certos medicamentos.A boca seca é um efeito colateral comum de muitos medicamentos e drogas sem receita médica, incluindo medicamentos usados para tratar a depressão, ansiedade, dor, alergias e resfriados (anti-histamínicos e descongestionantes), obesidade, acne, epilepsia, hipertensão ( diuréticos), diarreia, náuseas, perturbações psicóticas, incontinência urinária, asma ( determinados broncodilatadores ) e doença de Parkinson. Boca seca também pode ser um efeito colateral de relaxantes musculares e sedativos.
Efeito colateral de certas doenças e infecções. Secura da boca pode ser um efeito secundário de condições médicas, incluindo a síndrome de Sjögren, o HIV, a doença de Alzheimer, diabetes, anemia, a fibrose cística, a artrite reumatoide, a hipertensão, a doença de Parkinson e acidente vascular cerebral.
Efeito colateral de certos tratamentos médicos. Danos para as glândulas salivares, a radiação na cabeça e pescoço e quimioterapia para o câncer, todos que podem reduzir a quantidade de saliva produzida .
A lesão de nervos.A boca seca pode ser um resultado de dano do nervo na região da cabeça e pescoço por uma lesão ou cirurgia.
Desidratação. Condições que levam à desidratação, tais como febre, sudorese excessiva, vômito, diarreia, perda de sangue e as queimaduras podem causar boca seca.
Hábitos nocivos.Fumar ou mascar tabaco pode afetar a produção de saliva e agravam a boca seca. Continuamente respirar com a boca aberta também pode contribuir para o problema.
Quais são os sintomas da boca seca?
Os sintomas mais comuns de boca seca incluem:
- A sensação de secura pegajosa na boca;
- Sede freqüente;
- Feridas na boca, feridas ou pele dividida nos cantos da boca, lábios rachados;
- Uma sensação de secura na garganta;
- A sensação de queimação ou formigamento na boca e, especialmente, sobre a língua;
- A língua seca, vermelha;
- Problemas na fala ou dificuldade de degustação, mastigação e deglutição;
- Rouquidão, vias aéreas secas, dor de garganta;
- Mau hálito
Porque é que a boca seca é um problema?
Além de causar os sintomas agravantes mencionadas acima , boca seca também aumenta o risco de gengivite de uma pessoa, cáries e infecções da boca, como aftas. A boca seca também pode tornar difícil usar dentaduras.
Como é a boca seca tratada?
Se você acha que sua boca seca é causada por certos medicamentos que está a tomar, converse com seu médico. Ele ou ela pode ajustar a dose ou mudar para uma outra droga que não cause boca seca. Além disso, uma lavagem oral para restaurar a umidade boca podem ser prescrito. Se isso não ajudar, um medicamento que estimula a produção de saliva pode resolver seu caso, mas nada sem a consulta médica.
7 formas de melhorar a boca ressecada
Antes de mais nada, vale lembrar que nossas dicas não substituem em hipótese alguma o diagnóstico médico. Somos um site informativo, querendo apenas ajudar a perceber melhor essa condição e seu tratamento. Abaixo vão as dicas cruciais para cuidados com a boca ressecada.
Chupar doces sem açúcar ou goma de mascar sem açúcar. O açúcar ajuda a deixar sua boca mais ressecada.
Beber bastante água para ajudar a manter sua boca úmida.Além do mais, você vai perceber que muitos dos problemas de boca seca surgem da falta de hidratação constante e não por problemas de saúde. Muitas pessoas acabam com o problema apenas por beber mais água no dia a dia.
Proteger os dentes com flúor e visitar seu dentista regularmente. Muitas pessoas deixam de lado a proteção com flúor que os dentistas podem aplicar nos dentes de tempos em tempos. Elas ajudam a cuidar da saúde bucal e manter uma boca mais hidratada.
Respirar pelo nariz, e não a tua boca, tanto quanto possível. Em alguns casos, a consulta com um fonoaudiólogo é necessária para que haja uma reeducação para a respiração correta através de exercícios de respiração.
Usar um umidificador para adicionar a umidade ao ar do quarto. Em alguns casos, aumentar a umidade dos ambientes em casa pode melhorar a boca seca, principalmente à noite, enquanto você estiver dormindo.
Usando um substituto comercial de saliva.Mas não sem antes consultar um médico para recomendação e prescrição correta.
Alimentação saudável.Uma alimentação melhor balanceada ajuda a manter um equilíbrio do seu corpo em vários níveis, incluindo a sua saliva. Portanto, faça questão de cuidar da sua alimentação melhor e uma vida com mais qualidade.
Você já teve este problema? Como você cuidou do problema? Compartilhe e ajude outras pessoas que passam por este pequeno problema de saúde.
Sobre o autor
André fez parte de uma das primeiras equipes de Parkour no Brasil. Desde então, atuou junto de educadores físicos, nutricionistas, fisioterapeutas e profissionais da saúde para aperfeiçoar seus conhecimentos. Desde 2012, escreve dicas de saúde e exercícios físicos que aprendeu e continua aprendendo. Em 2019 tornou-se instrutor de Muay Thai e Kickboxing, compartilhando com seus alunos para ensinar tudo que aprendeu.
Veja também
Remédios naturais para pele seca!
Como tratar corte na boca?
Língua queimada! Sintomas e como curar! Perde o paladar?
Ferimentos nos cantos da boca! Como curar?
Aviso legal
O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica.