Adultos podem sofrer de TDAH?
O Transtorno do Déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) é um dos problemas de desenvolvimento mais bem-reconhecidos da infância. Esta condição é caracterizada por desatenção, hiperatividade e impulsividade. Sabe-se agora que esses sintomas continuam na idade adulta em cerca de 60 % das crianças com TDAH. No entanto, poucos adultos são identificados ou tratados para o TDAH adulto.
TDAH em adultos
Adultos com TDAH podem ter dificuldade em seguir as instruções, lembrar-se de informações, concentrar-se , organizar tarefas ou completar o trabalho dentro de prazos. Se essas dificuldades não são gerenciadas adequadamente, elas podem causar problemas comportamentais, emocionais, sociais, profissionais e acadêmicos associados.
Leia também
Estatísticas do TDAH em adultos
TDAH atinge cerca de 3% a 10% das crianças em idade escolar e cerca de 60% das pessoas vão continuar a ter sintomas que afetam o seu funcionamento como adultos. As taxas de prevalência de TDAH em adultos não são tão bem determinadas como as taxas para as crianças, mas caem na faixa de 4% a 5%.
TDAH afeta homens com maior taxa do que as mulheres na infância e parece continuar esta esma relação na idade adulta.
Comportamentos e problemas comuns do TDAH Adulto
Os seguintes comportamentos e os problemas podem derivam diretamente de TDAH ou podem ser os resultados de dificuldades de adaptação relacionados :
- Ansiedade;
- Tédio crônico;
- Atraso crônico e esquecimento;
- Depressão;
- Dificuldade de concentração durante a leitura;
- Dificuldade em controlar a raiva;
- Problemas de emprego;
- Impulsividade;
- Baixa tolerância à frustração;
- Baixa auto-estima;
- Mudanças de humor;
- Má organização;
- Procrastinação;
- Problemas de relacionamento;
- Abuso de substâncias ou dependência.
Estes comportamentos podem ser leves ou graves e podem variar de acordo com a situação ou estarem presentes o tempo todo. Alguns adultos com TDAH podem ser capazes de se concentrar se estão interessados ou animados sobre o que eles estão fazendo. Outros podem ter dificuldade em focar em qualquer circunstância. Alguns adultos buscam pela estimulação, mas outros evitam. Além disso, os adultos com TDAH podem ser retraídos e anti-sociais, ou eles podem ser excessivamente sociais, indo de uma relação para a outra.
Deficiências relacionadas a escola vinculadas ao TDAH Adulto
Adultos com TDAH podem ter:
- Histórico de desempenho educacional pobre;
- Ações disciplinares escolares mais frequentes;
- Teve que repetir um ano;
- Se ausentou da escola com mais frequência.
Deficiências Relacionadas ao Trabalho vinculadas ao TDAH Adulto
Adultos com TDAH são mais propensos a:
- Mudar de empregadores com freqüência e trabalhar mal;
- Ter menos satisfação com o trabalho e menos realizações profissionais, independente do estado psiquiátrico.
Prejuízos sociais relacionados com TDAH Adulto
Adultos com TDAH são mais propensos a:
- Tem um nível socioeconômico mais baixo;
- Tem violações de condução como sendo citado por excesso de velocidade, depois de ter sua licença suspensa e estar envolvido em mais acidentes;
- Classifica-se a si mesmo e a outros como tendo hábitos de condução ruins;
- Usa substâncias ilegais com mais freqüência;
- Fumam cigarros;
- Auto-relatam desajuste psicológico mais frequentemente.
Deficiências Relacionadas ao relacionamento com relação ao TDAH Adulto
Adultos com TDAH são mais propensos a:
- Ter mais problemas conjugais e vários casamentos;
- Ter maior incidência de separação e divórcio.
Grande parte deste comprometimento funcional diminui com a remissão da doença e pode ser atenuado pelo tratamento adequado.
Como é o TDAH Adulto diagnosticado?
Enquanto os pesquisadores podem discordar sobre a idade de início na infância no diagnóstico de TDAH adulto, todos concordam que o TDAH não é um transtorno que começa na idade adulta e que os sintomas devem começar na infância. Uma avaliação de sintomas e comportamento desde a infância e o TDAH podem incluir uma ou todas as seguintes:
- Um questionário para determinar se o adulto tinha TDAH na infância;
- Boletins escolares, se disponíveis, com comentários sobre problemas de comportamento, falta de foco, falta de esforço ou insucesso em relação ao potencial do aluno;
- A discussão com os pais para determinar quaisquer sintomas durante a infância;
- Uma história completa do adulto com os sintomas. Ele ou ela pode auto relatar sintomas na infância;
- A história do desenvolvimento seria consistente com TDAH, incluindo provas de problemas com seus pares, outros atrasos, como fazer xixi na cama, o insucesso escola , suspensões ou intervenções especiais, como ter que ficar sentado na frente da classe;
- Uma história familiar de TDAH podem também ser informativa , dado o forte componente genética da doença .
Outros exames também pode ser realizados, incluindo:
- Um exame físico para descartar doença física ou neurológica;
- Exames de sangue;
- Testes psicológicos.
Medicamentos para tratar o TDAH Adulto
No passado, o primeiro tratamento normalmente oferecido para adultos com TDAH vem com drogas estimulantes . Estudos mostram que cerca de dois terços dos adultos com TDAH que recebem esses medicamentos apresentam melhora significativa nos sintomas de TDAH.
No entanto existem, por vezes, dificuldades em utilizar estimulantes para tratar ADHD em adultos. Os estimulantes são substâncias controladas e não é incomum que adultos com TDAH de ter ou ter tido problemas com abuso de substâncias. Estimulantes de curta ação podem se desgastar rapidamente, e porque pacientes adultos administrar a medicação por si mesmo e geralmente têm problemas com o esquecimento, a adesão pode ser problemática com doses múltiplas ao longo do dia. Os adultos podem ter dificuldades significativas à noite, quando eles fazem o trabalho doméstico, pagam as contas, ajudam as crianças com a lição de casa, conduzem veículos ou são tentados a usar substâncias “para relaxar”.
Tratamentos comportamentais para TDAH Adulto
TDAH adulto pode ser tratado com uma ou mais das seguintes técnicas:
- Terapia cognitiva e comportamental individual para aumentar a auto-estima;
- Treinamento de relaxamento e gestão do stress para reduzir a ansiedade e o estresse;
- Coaching para ajudar a definir metas e desenvolver estratégias para a organização de casa e atividades de trabalho;
- Treinamento ou tutoria para apoiar melhores relações de trabalho e melhorar o desempenho no ambiente de trabalho;
- Educação familiar e terapia.
Em uma análise aprofundada, o planejamento do tratamento, gestão de medicamentos, terapia individual, educação e apoio familiar são todos necessários para ajudar o adulto com TDAH em função de novas formas e construir sua auto-estima. Porque o TDAH é muitas vezes associado a outras condições (como dificuldades de aprendizagem específicas, ansiedade e transtornos do humor, transtorno obsessivo compulsivo e dependência química ), a avaliação em profundidade é o primeiro passo no desenvolvimento de um plano de tratamento personalizado abrangente.
Estratégias Psicossociais de Gestão de Comportamento
Adultos com TDAH também podem se beneficiar de alguns conceitos básicos de organização e estratégias de gestão de comportamento para ajudar a gerenciar a condição. Eis algumas formas de treinar-se para superar os problemas relacionados ao TDAH e torná-los mais fáceis de gerenciar:
Tome os medicamentos conforme as instruções. Se você estiver tomando qualquer medicação para TDAH ou qualquer outra condição, não se esqueça de tomá-los exatamente como prescrito. Esquecer uma dose ou tomar duas doses de uma só vez para recuperar o atraso em doses perdidas pode ter consequências negativas para você e outras pessoas. Se você está percebendo os efeitos colaterais ou outros problemas, fale com o seu médico assim que possível.
Organize-se. Treine-se para tornar-se mais organizado. Faça listas de tarefas diárias (seja razoável!) e se esforce para completá-las. Use um planejador diário, deixe notas para si mesmo e ative o seu despertador quando você precisa se lembrar de um compromisso ou outra atividade.
Controle o comportamento impulsivo.Se você tem uma tendência a fazer coisas que você se arrepende mais tarde como interromper ou ficar com raiva de outros, faça a gestão do impulso contando até 10, respirando lentamente em vez de agir. Normalmente, o impulso vai passar tão depressa do que quando apareceu.
Minimize distrações. Encontre maneiras de reduzir as distrações ao longo do dia . Se você se distrai com música alta ou a televisão, desligue ou use fones de ouvido. Mova-se para um local mais silencioso ou peça a outros para ajudar a reduzir distrações.
Encontre saídas construtivas para o excesso de energia. Pessoas com TDAH, por vezes, parecem ter uma energia mais nervosa do que outros, e essa hiperatividade precisa ter uma tomada de algum tipo. Um hobby ou outro passatempo pode ser útil.
Peça ajuda.Todos nós precisamos de ajuda de vez em quando e é importante não ter medo de pedir por ela. Se você está tendo pensamentos ou comportamentos disruptivos, pergunte a um conselheiro se eles têm todas as técnicas que podem ajudar a controlá-los.
Viver com TDAH Adulto
Embora a maioria das pessoas não supera o TDAH, elas aprendem a se adaptar. Se as dificuldades associadas com TDAH são geridas de forma adequada ao longo de suas vidas, os adultos com TDAH podem aprender a desenvolver forças pessoais e serem produtivos e bem sucedidos.
Também não se esqueça do mais importante: Este é um artigo informativo e nunca substituirá o diagnóstico de um médico. Não deixe, portanto, de se consultar o quanto antes!
Sobre o autor
André fez parte de uma das primeiras equipes de Parkour no Brasil. Desde então, atuou junto de educadores físicos, nutricionistas, fisioterapeutas e profissionais da saúde para aperfeiçoar seus conhecimentos. Desde 2012, escreve dicas de saúde e exercícios físicos que aprendeu e continua aprendendo. Em 2019 tornou-se instrutor de Muay Thai e Kickboxing, compartilhando com seus alunos para ensinar tudo que aprendeu.
Veja também
Seu filho é hiperativo ou tem muita energia? Entenda a diferença!
11 dicas para melhorar a ansiedade!
O que é terapia familiar sistêmica?
Como se livrar da compulsão alimentar?
Aviso legal
O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica.