7 alimentos que causam refluxo
Quando se trata de refluxo ácido, existem certos alimentos que são quase universalmente problemáticos. A melhor estratégia é evitá-los, mas eles geralmente representam mais da metade das dietas de muitas pessoas. Vamos falar sobre esses alimentos para que você controle melhor sua alimentação e evite problemas.
Chocolate é um dos alimentos que causam refluxo
Más notícias para os amantes de chocolate: o chocolate parece causar mais refluxo do que qualquer outro alimento. É um golpe triplo:
1. O chocolate contém cafeína e outros estimulantes, como a teobromina, que causam refluxo.
Leia também
2. O chocolate é rico em gordura, e a gordura causa refluxo.
3. O chocolate também é rico em cacau, e o cacau causa refluxo.
Teoricamente, o chocolate preto não é tão ruim quanto o chocolate com leite com alto teor de gordura, mas vamos encarar: todo chocolate é ruim para o refluxo.
Refrigerante é ruim para o refluxo
Refrigerantes e outras bebidas carbonatadas são algumas das principais causas do refluxo ácido. As bolhas de carbonatação se expandem dentro do estômago e o aumento da pressão contribui para o refluxo. Refrigerantes com cafeína e aqueles que são ácidos (quase todos) são ainda piores, pois são as mais ácidas para o seu organismo. Todas as bebidas carbonatadas podem ser um problema; portanto, recomenda-se a abstenção completa para evitar o refluxo ácido.
Frituras causam refluxo
Alimentos fritos são a causa mais reconhecida de refluxo. É também o alimento mais frequentemente associado à azia, que é a dor no peito causada pelo refluxo esofágico. Os alimentos fritos (ou até não tão fritos) estão na “lista ruim” devido ao seu alto teor de gordura.
Mesmo um alimento feito na air fryer, sem óleo, pode já ser um alimento que foi frito anteriormente e que pode prejudicar sua saúde.
Álcool e refluxo
Acredita-se que cerveja, licor e vinho contribuam para o refluxo. Muitas bebidas alcoólicas não são muito ácidas. No entanto, acredita-se que o álcool relaxe a válvula no fundo do esôfago (onde se junta ao estômago), levando ao refluxo.
Abstenha-se, se puder; caso contrário, tome apenas um coquetel ou copo de vinho por dia e evite completamente misturadores ácidos, como suco de laranja ou refrigerante.
Produtos lácteos ricos em gordura causam refluxo
Todos os alimentos ricos em gordura causam refluxo. Não há razão para acreditar que uma manteiga ou queijo com alto teor de gordura seja melhor que outro a esse respeito. Se você tem refluxo e tem um hábito sério de queijo, algo tem que dar.
Use uma pequena quantidade desses alimentos como aromatizante, mas não como ingredientes principais. Baixo teor de gordura é melhor do que nenhuma gordura.
Carnes com alto teor de gordura
O refluxo ácido é causado por cortes de carne com alto teor de gordura – carne bovina, suína, cordeiro – que ficam mais tempo no estômago e aumentam a chance de refluxo ácido. Tente cortar um pedaço de carne magra e coma apenas uma vez por semana, em quantidades menores e com pouca gordura.
https://youtu.be/UUmoBG5xwRg
Cafeína causa refluxo
Uma xícara de café ou café expresso por dia é bom, mas as pessoas que tomam café o dia todo estão cortejando o refluxo – se ainda não o tiverem. Tente mudar para a camomila, que é o melhor chá de ervas, ou você pode tomar uma xícara de chá verde por dia se for levemente fermentado. Ou use outros chás que são leves em cafeína.
Quais outros alimentos vocês acham que causam refluxo? Como vocês tratam o refluxo?
Sobre o autor
André fez parte de uma das primeiras equipes de Parkour no Brasil. Desde então, atuou junto de educadores físicos, nutricionistas, fisioterapeutas e profissionais da saúde para aperfeiçoar seus conhecimentos. Desde 2012, escreve dicas de saúde e exercícios físicos que aprendeu e continua aprendendo. Em 2019 tornou-se instrutor de Muay Thai e Kickboxing, compartilhando com seus alunos para ensinar tudo que aprendeu.
Veja também
Qual o melhor remédio caseiro para azia?
Chá caseiro para digestão lenta!
Receita natural para refluxo!
5 comidas que fazem mal
Aviso legal
O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica.