Chá de aroeira, para que serve?
A aroeira é uma árvore arbustiva que é encontrada em vários continentes, mas nativa da América Central e do Sul. As folhas e a casca contém muitos compostos ativos, incluindo alcaloides e óleos essenciais. A planta tem uma longa história de uso por povos em toda a sua área nativa. Os peruanos usam a seiva como um limpador tópico contra germes, os argentinos usam isso para doenças respiratórias e irritações do trato urinário. No Brasil, extratos da casca são usados em fitoterápicos para tratar problemas cardiovasculares, bactérias e outros organismos prejudiciais e fungos.
Leia também
Chá de aroeira para infecção urinária e outros organismos que causam infecções
Os usos da medicina popular para a aroeira incluem o alívio de sintomas de úlceras, problemas respiratórios, diarreia e problemas de pele. No entanto, a maioria dos usos contemporâneos da aroeira são focados em sua atividade contra organismos prejudiciais. Vários estudos confirmaram que ela é tóxica contra Staphylococcus, um dos principais causadores de infecções e problemas de saúde relacionados a bactérias. Vale lembrar que as infecções urinárias são muitas vezes causadas por bactérias e desequilíbrios, e a aroeira pode ser eficiente no tratamento.
Em um estudos que foram realizados com a aroeira os pacientes com vaginose receberam uma pomada contendo um extrato de aroeira. Após apenas as sete primeiras aplicações consecutivas durante a noite, boa parte dos pacientes apresentou melhoras. Ainda mais encorajador, os efeitos colaterais adversos foram menores e infrequentes.
Chá de aroeira para corrimento, fungos, e cândida
Estudos clínicos investigaram a toxicidade do extrato brasileiro da aroeira contra organismos prejudiciais comuns (não apenas estreptococos e estafilococos, mas também contra a candida). Tais pesquisas revelaram que pode ser uma opção terapêutica para certas infecções, tendo ela sido repetidamente demonstrada como eficiente na luta contra o crescimento e a proliferação de candida pela inibição da formação de paredes de células fúngicas.
Por que o chá de aroeira é eficiente?
Os exames dos mecanismos funcionais da aroeira mostram que induz o dano e a mutação do DNA nas bactérias. Dada esta ação fundamental, não é surpresa que pesquisas adicionais identificaram compostos no extrato da aroeira que são tóxicos para outros fungos patogênicos além da candida. No consumo do chá, ainda é possível o combate
Chá de aroeira e suas contra indicações
A aroeira é um excelente exemplo de um produto natural onde as pesquisas confirmam o uso tradicional. Junto com jatobá e as semente de anis é um dos vários produtos botânicos que demonstraram toxicidade clínica contra organismos prejudiciais. As opções naturais eficazes são encorajadoras para pessoas que sofrem de candida e não querem confiar em medicamentos para o alívio. Se o crescimento excessivo de fungos ou problemas com infecções é um problema na sua vida, a aroeira pode ser uma estratégia potencial.
Porém, os resultados podem variar. As informações e declarações feitas são para fins educativos e não se destinam a substituir o conselho de seu médico. Geralmente a aroeira é contra indicada para quem tem alergias à planta, quem está grávida, ou quem está tomando alguns medicamentos, pois a interação com a aroeira pode ser prejudicial a sua saúde.
Vocês já usaram a aroeira? Quais benefícios ela trouxe para sua saúde?
Sobre o autor
André fez parte de uma das primeiras equipes de Parkour no Brasil. Desde então, atuou junto de educadores físicos, nutricionistas, fisioterapeutas e profissionais da saúde para aperfeiçoar seus conhecimentos. Desde 2012, escreve dicas de saúde e exercícios físicos que aprendeu e continua aprendendo. Em 2019 tornou-se instrutor de Muay Thai e Kickboxing, compartilhando com seus alunos para ensinar tudo que aprendeu.
Veja também
Café e chá atrapalham a corrida?
Chá antibiótico natural!
Receita natural para micose
Chá de canela de velho tem efeitos colaterais?
Aviso legal
O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica.