Chás naturais e diuréticos
Diuréticos naturais são alimentos naturais ou ervas que permitem o aumento do fluxo de urina e, assim, ajuda na remoção de fluidos do corpo. Embora os diuréticos naturais ajudem na eliminação do excesso de fluidos do corpo, isso também pode significar a perda de vitaminas e minerais importantes. É essencial que eles sejam complementados para evitar a perda de eletrólitos vitais.
Diuréticos – O que são?
Alimentos como sal e açúcar induzem o organismo a reter líquidos consideráveis. Eles podem levar ao inchaço e retenção de água. Muitas vezes, proteína inadequada na dieta pode levar à retenção de líquidos. Quando o corpo não recebe o suficiente de aminoácidos ou vitaminas do complexo B, pode acumular o excesso de líquidos.
Leia também
Diuréticos são prescritos para pessoas que sofrem de edema (acúmulo de líquidos nos tecidos do corpo). Pessoas que sofrem de doenças de pressão arterial alta ou coração podem ser prescritos diuréticos. Mulheres que sofrem de sintomas da TPM como inchaço, muitas vezes são aconselhadas a tomar diuréticos para livrar o corpo do excesso de retenção de líquidos. Muitas vezes, os diuréticos são tomados em uma tentativa de perder peso. Se tomados indiscriminadamente, diuréticos podem levar a conseqüências graves como desidratação e deficiência de potássio.
Diuréticos naturais
Mais e mais pessoas estão recorrendo a alimentos naturais e ervas que apresentam propriedades diuréticas em vez de pílulas diuréticas. Moderação é a palavra de ordem, mesmo no caso de diuréticos naturais. Diuréticos naturais podem ajudar na remoção do excesso de fluidos do corpo e ajuda no tratamento da dor ciática, pedra nos rins, inchaço linfático, TPM, gonorreia, doenças do fígado e pressão arterial elevada.
Abaixo, uma lista completa incluindo seus efeitos sobre o organismo
O chá verde é um alimento diurético natural que tem sido usada durante séculos na China.
O consumo de suco de cranberry pode ajudar na remoção do excesso de retenção de líquidos.
O vinagre de maçã apresenta propriedades diuréticas naturais e além disso, mantém os níveis de potássio. Ele pode ser adicionado ao molho de salada. Ele contém altos níveis de potássio , que tem qualidade para reduzir depósitos de gordura. É preparado a partir de maçãs e o ácido málico utilizado para o processo de queima de gordura.
Dente de leão é muitas vezes usado como um diurético natural. A folha do dente de leão faz um chá bom na desintoxicação e tem um efeito benéfico em pessoas que sofrem de istite e infecções urinárias.
Funcho tem propriedades diuréticas e carminativas e é freqüentemente usado no tempero de alimentos.
Os alimentos naturais com alto teor de água, tais como melancias e pepinos ajudar a aumentar a micção e melhor lavagem de toxinas.
Alcachofras são também um diurético natural, uma ajuda digestiva e fornece alimentação para bactérias que promovem a saúde do trato intestinal.
Espargos contém asparigine: um alcalóide substância químico que aumenta a performance dos rins, melhorando assim a remoção dos resíduos do corpo. Ele inclui asparagina química. Este produto químico remove os resíduos do corpo, quebrando o ácido oxálico. Ele também afeta as células e quebra a gordura.
Groselhas negras são um diurético com um alto nível de potássio; diurético muitas vezes, ajuda aqueles que sofrem de pressão arterial alta e reumatismo, mas esgotam seus níveis de potássio. Groselhas negras combinam o efeito diurético com um alto nível de potássio.
Beterrabas são alimentos diuréticos naturais que atacam gorduras flutuantes do corpo e os depósitos de gordura. Estes são diuréticos que focam sobre o fígado e os rins. Eles têm ferro especial para limpar corpúsculos.
Repolho é conhecido por ajudar na quebra dos depósitos de gordura, especialmente em torno da região abdominal.
As cenouras são uma fonte rica em caroteno, que acelera a taxa metabólica do corpo e acelera a remoção de depósitos de gordura e resíduos.
O aipo tem uma elevada concentração de cálcio em uma forma pronta a usar. Portanto, quando você o come, o cálcio trabalha diretamente e esta forma pura de cálcio vai acabar com a gordura acumulada. Este é um alimento com alto teor de água.
Cebolinha é uma adição agradável a uma salada. Ela pertence à família da cebola e contêm mais de 80% de água. É bastante rica em proteínas e carboidratos, potássio, cálcio, fósforo e enxofre. É estimulante para o sistema digestivo e valiosa como um limpador de sangue, mas exerce uma forte ação diurética, portanto ela deve ser usada com moderação, especialmente por aqueles que têm problemas com os seus rins. Pessoas bebendo cerveja devem evitar usar cebolinha em qualquer medida, pois a cerveja tem um efeito muito forte na desintegração sobre os rins e um diurético com a tendência a irritar os rins podem causar desconforto indevido.
Pepinos são ricos em enxofre e silício que estimulam os rins para uma melhor remoção de ácido úrico.
Alho é um alimento diurético natural que auxilia na ruptura de gordura e outras propriedades excelentes. Alho tem um efeito benéfico sobre a linfa, auxiliando na eliminação de toxinas nocivas no corpo, tendo a tendência para aumentar o odor corporal até que tais resíduos tenham sido suficientemente eliminados. É um limpador valioso da membrana mucosa, em especial dos pulmões, dos seios, do nariz e da garganta. Por esta razão, é um alimento importante em condições pulmonares, asma, etc. Apesar de ocasionalmente um pouco irritante para os rins, o alho é, no entanto, importante para a sua acção diurética. Também é útil como um produto de limpeza do sangue, útil em condições de pressão sanguínea elevada. Ele tende a estimular a ação peristáltica e a secreção dos sucos digestivos. Enquanto o odor do alho não é geralmente apreciado como um perfume, esta condição pode ser compensada pelo uso de salsa, de menta ou outras ervas verdes frescas de natureza similar, combinados com ele ou utilizados imediatamente depois. O alho contém aproximadamente 65% de água e os resultados satisfatórios são obtidos usando-o cru, picado fino em pequenas quantidades como um ingrediente em qualquer salada de legumes.
Rábano acelera o seu metabolismo. Ele tem um efeito excelente de dissolver gordura nas células, sem efeitos colaterais.
Alface ajuda para um melhor metabolismo e liberação de toxinas.
Mangas são depurativas e diuréticas.
O melão é refrescante, alcalinizante, mineralizante, oxidante e diurético. Melancia e melão contém altos níveis de a água, potássio e sódio que ajudam a eliminar toxinas e estimulam a produção de urina.
Mamões são diuréticos, laxantes e refrescantes.
Salsa é um dos alimentos mais poderosos do reino vegetal comum. Como um suco, se corretamente e completamente extraído , é prudente não beber demais por dia, sem a adição de outros sumos de vegetais, porque caso contrário, é suscetível de criar uma perturbação grave do sistema nervoso. Com a adição do sumo bruto de cenouras e aipo, torna-se muito valioso como alimento para o sistema ótico, também para os rins e a bexiga e como uma ajuda para dissipar a inflamação da uretra e órgãos genitais. Estimula a secreção de sucos digestivos e ajuda consideravelmente em distúrbios do fígado e do baço. O teor de água é de 85%, mas as fibras são tão duras que requerem uma trituração muito rigorosa e uma quantidade suficiente de pressão hidráulica para extrair todas as vitaminas e elementos minerais com o suco. Salsa é rica em potássio, cálcio, magnésio e cloro. Em saladas, deve ser moída até muito fina e pode ser utilizada em 1-2 colheres de chá por dose. Ao comer carne, salsa crua deve ser consumida ao mesmo tempo por causa da sua ação diurética, com o fim de estimular a eliminação do excesso de ácido úrico resultante da digestão de carne .
Pêssegos são diuréticos, depurativos e desintoxicantes, ótimos par aum programa de perda de peso.
Abóboras contêm cerca de 90% de água com um percentual relativamente baixo de carboidratos. Enquanto ricas em sódio, potássio, magnésio e ferro, elas são também ricas em cloro e fósforo. Elas têm qualidades laxativas e as suas propriedades diuréticas não irritam os rins. Abóbora crua é deliciosa quando muito finamente ralada e servida em combinação com cenouras raladas finamente e beterraba, como uma base para saladas. Cozinhar abóboras destroi o seu teor de água valioso, reduzindo-o para cerca de 15% e aumenta o teor de carboidratos a mais do que 50%.
Rabanetes podem ser considerados sob a classificação geral de grandes e pequenos rabanetes. O primeiro contém um pouco de água mais do que 85%, mas menos do que os elementos minerais pequeno, enquanto que o último contêm mais do que 93% de água e são ricos em potássio, sódio e cálcio, com uma grande percentagem de cloro. Eles são ricos em fósforo e enxofre, enquanto a variedade grande é particularmente rica em silício. Rabanetes contêm um éter volátil que tem uma afinidade particular para o muco como um solvente. Eles também têm enzimas valiosas para ajudar na secreção de sucos digestivos. Devido à sua ação diurética, eles são valiosos na limpeza dos rins e da bexiga. O suco de rabanete misturado com suco de cenoura é uma ajuda maravilhosa na limpeza e na cicatrização da mucosa do sistema digestivo, bem como dos órgãos respiratórios. Os pequenos rabanetes são usados inteiros ou cortados para saladas, enquanto os grandes rabanetes pode ser ralados ou picados como ingredientes .
A aveia contém sílica que é um diurético natural.
Morangos são um diurético tradicional e têm um excelente efeito sobre os rins.
Os tomates são ricos em vitamina C, que ajuda o metabolismo na liberação de água do rim para expulsar os resíduos.
Agrião é um poderoso limpador de sangue e construtor de sangue. É uma planta diurética e calmante para os pulmões, estimulamdp a formação de bile. Agrião é rico em clorofila, enxofre e cálcio.
Todos estes alimentos podem também ser consumidos na forma de chás diuréticos. Porém, não é recomendável o consumo destes sem o acompanhamento de um nutricionista e um médico que possam te ajudar na escolha dos melhores para sua dieta.
Efeitos colaterais de Diuréticos
- Desidratação;
- Ganho de peso;
- Retenção de líquidos;
- Tonturas;
- Hipocalemia;
- Desmaio.
Ao sinal de qualquer um desses efeitos colaterais, corte os alimentos diuréticos e consulte-se com um médico urgentemente.
Benefícios de alimentos diuréticos
A retenção de água pode ocorrer por causa da falta de vitaminas do complexo B, os aminoácidos e as proteínas na dieta ou devido a utilização desnecessária de açúcar e alto teor de sal. A condição causada devido à retenção de água nos tecidos do corpo é conhecida como edema. Para evitar essa condição , há necessidade de tomar alimentos naturais diuréticas que ajudam a expulsar a água desnecessária do corpo através da urina.
Alimentos diuréticos são eficazes em termos de custos em comparação com outros medicamentos diuréticos caras com seus efeitos colaterais, aumentam o metabolismo e ajudam você a perder peso. Tem também como função limpar o corpo de toxinas e radicais livres. Tem elementos que são cruciais para a saúde do nosso coração, rins e fígado em nossos corpos. Para o bem estar de uma pessoa, o equilíbrio eletrolítico é elemento vital. Diuréticos sintéticos podem esgotar nossos corpos dos elementos essenciais, tais como potássio e sódio. Alimentos diuréticos são muito úteis para o tratamento de condições de alta pressão arterial, inchaço, pedras nos rins e indigestão. Quando você começa a ter mais alimentos diuréticos naturalmente você come menos dos alimentos processados com alto de sódio e ricos em açúcar.
Sobre o autor
André fez parte de uma das primeiras equipes de Parkour no Brasil. Desde então, atuou junto de educadores físicos, nutricionistas, fisioterapeutas e profissionais da saúde para aperfeiçoar seus conhecimentos. Desde 2012, escreve dicas de saúde e exercícios físicos que aprendeu e continua aprendendo. Em 2019 tornou-se instrutor de Muay Thai e Kickboxing, compartilhando com seus alunos para ensinar tudo que aprendeu.
Veja também
Tratamentos naturais e chá para pressão alta!
10 alimentos com super poderes contra o câncer!
5 chás para pedra no rim
5 comidas que fazem mal
Aviso legal
O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica.