Como começar a fazer atividades físicas?
Chegou o dia em que você tomou a decisão em praticar exercícios físicos. Os motivos mais comuns são vários: dores na coluna, insatisfação com a aparência, pressão alta, colesterol alto. O ponto é: decisão tomada, como começar a prática dos exercícios físicos?
Antes de começar qualquer rotina de exercícios, a primeira pergunta que você deve responder é qual deles você mais gosta ou menos desgosta? Isso é muito mais importante do que parece.
A grande maioria das pessoas que começam a malhar param dentro de poucos meses porque acham chato. Para aqueles que fazem yoga, a filosofia envolvida na prática pode não ser motivadora e, em algum momento, você vai acabar por se envolver com ela. E mesmo com piscinas aquecidas, sair de casa no frio para nadar não é algo tão motivador assim. Portanto, escolha bem o esporte que fará parte da sua primeira rotina de exercícios para aumentar sua empolgação inicial. Quem sabe não é o momento de tentar aquelas aulas de escalada e dar uma turbinada radical na rotina? Mas tenha um plano B, caso não consiga executar o esporte A.
Leia também
- Mito ou verdade: musculação atrapalha no crescimento?
- Conheça os benefícios e importância do esporte para o corpo!
Decidido o esporte, entra o fator social: encontre um ou mais amigos, namorada ou esposa para praticar com você. Nos dias que eles estiverem desmotivados, motivarão você e vice versa. Sejam insistentes e juntos, criem uma rotina da qual nenhum de vocês possa escapar.
Tudo isso decidido, agende uma consulta médica para um check-up. Aqui o objetivo é descobrir se existe alguma condição que impede ou te limita para alguns esportes. Se você não tiver muito dinheiro disponível, recomendo que nessa mesma consulta, busque saber de sua postura. Caso tenha o dinheiro, marque mais uma consulta com um fisioterapeuta, que vai te orientar melhor nesse ponto. Os resultados obtidos vão estabelecer limites que todos precisamos na rotina de exercícios. Senão, logo nos primeiros dias teremos algumas lesões nada boas e sem saber por que. E isso, sendo otimista, pois existem consequências piores.
É recomendável, mas não obrigatório, que você consulte um nutricionista e saiba qual a alimentação apropriada para sua nova rotina. Não pense que você terá de comer menos. O objetivo de ir ao nutricionista é aprender a se alimentar melhor, pois isso irá ajudar muito em seu objetivo final, seja ele ganhar músculos ou apenas manter a saúde.
O objetivo final também pode mudar a medida em que você pratica o esporte. Se no começo você achava que só manter a forma estava ótimo, depois das primeiras semanas ganhar alguns músculos talvez não pareça tão difícil. Para chegar nesse ponto, o praticante deve sempre estabelecer metas reais. Você não vai querer correr mil metros em sprint no seu primeiro dia de caminhada. Cresça devagar, respeitando seus limites. Quando comecei a praticar Parkour, todas as lesões foram decorrentes do desrespeito aos meus limites, incluindo a lesão que me deixou longe de qualquer esporte por dois anos.
Um bom tempo dedicado ao alongamento e ao aquecimento evitará que fique afastado de seu esporte favorito por causa de lesões. O planejamento escrito do que você irá evoluir a cada semana te dará uma visão realista do que fazer. O atendimento com o médico vai te dar a zona de batimentos cardíacos que você tem de atingir para realmente conquistar os efeitos desejados na forma física.
Parece difícil a primeira vez que você começa a praticar. Principalmente o segundo dia, se você não tiver se alongado ao final da prática. O acúmulo de ácido lático que causa a dor muscular no dia seguinte é um desmotivador. Tome cuidado para não exagerar e sobrecarregar seu corpo. Para cada dia de exercícios, tire o dia seguinte de repouso ou se dedique apenas a atividades leves.
Tomadas essas decisões e indo com calma, você está pronto para começar a praticar os exercícios que tanto deseja. Não esqueça de sempre tentar se atualizar. Se tiverem perguntas, não exitem em perguntar. Busquem cada vez mais informações. E boa sorte!
Sobre o autor
André fez parte de uma das primeiras equipes de Parkour no Brasil. Desde então, atuou junto de educadores físicos, nutricionistas, fisioterapeutas e profissionais da saúde para aperfeiçoar seus conhecimentos. Desde 2012, escreve dicas de saúde e exercícios físicos que aprendeu e continua aprendendo. Em 2019 tornou-se instrutor de Muay Thai e Kickboxing, compartilhando com seus alunos para ensinar tudo que aprendeu.
Veja também
Alongamentos: por que você deveria fazer todos os dias?
Fazer exercícios físicos à noite é mesmo ruim?
De quanto em quanto tempo devo mudar o treino na academia?
Natação, corrida ou ciclismo: qual desses escolher?
Aviso legal
O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica.