Como correr com cólica? É possível?
A maioria das mulheres sofre muito com cólicas menstruais e os efeitos colaterais são facilmente notados neste período. As mulheres apresentam indisposição, mal-estar, mau humor e desconforto.
Algumas chegam a ter enxaqueca, diarréia, dor nas costas, náuseas e até mesmo vomitar. A sociedade, principalmente a parte masculina é muito desprovida de informações e vivem julgando as mulheres durante este período dizendo que é manha.
Para as mulheres que sofrem muito com as cólicas, trouxemos 4 ótimas dicas para ajudar a minimizar a intensidade das mesmas. Existem casos em que essas dicas podem tornar o desconforto bem mais suportável.
Leia também
Alimentação para reduzir as cólicas
Para reduzir bastante as cólicas, você deve saber que existem alimentos que ajudam nesta luta. Os alimentos ricos em cálcio e potássio influenciam diretamente neste combate.
A nossa dica é que priorize os alimentos de baixa gordura. Quanto mais rica em grãos, verduras, legumes e peixes, melhor será a sua alimentação neste objetivo. Em contra partida, você deve evitar ao máximo os laticínios.
Os alimentos que possuem ômega 3 também são bons alinhados, uma vez que os mesmos ajudam nas contrações. Para finalizar a alimentação, existem alguns alimentos com capacidades relaxantes musculares naturais, são eles: castanha do Pará, batata e banana.
Hidratação para reduzir as cólicas
A ingestão abundante de líquido, preferencialmente água pode ajudar as toxinas causadoras das dores. Lembra daquela história de quanto mais água melhor? Beber água sempre que possível é fundamental para diversos pontos positivos inclusive reduzir as dores.
Drenagem linfática para reduzir as cólicas
Outra opção é realizar uma drenagem, uma vez que este é um artifício interessante para eliminar toxinas. A drenagem também permite a liberação dos líquidos retidos pelo organismo.
Atividade física para reduzir as cólicas
A cólica deixa muitas mulheres indispostas para treinar e isso é aceitável, mas quando as mulheres conseguem superar esta barreira, em poucos minutos de treino a intensidade da dor diminui bastante.
Especialistas afirmam que essas temíveis cólicas são caracterizadas por contrações na musculatura e um dos motivos da cólica é a falta de circulação na região do útero. Sendo assim, quando a mulher se exercitar, o sangue será bombeado com mais eficiência para todo o corpo.
Qualquer pessoa pode treinar com cólica?
Os especialistas em atividade física alertam que a intensidade exagerada dar dor pode atrapalhar no desempenho e concentração. Para os casos extremos, eles aconselham que a mulher permaneça em repouso ou atividades de relaxamento.
A recomendação é que a pessoa busque por atividades que promova um controle corporal, o que faz da Yoga é uma excelente opção. Pode parecer inútil, mas grande parte das mulheres sofre com as dores simplesmente por não saberem controlar a respiração.
Para as mulheres que conseguem praticar atividade física mesmo com o incomodo, a corrida é um dos exercícios mais indicados, uma vez que ela te ajuda na liberação da endorfina, aquele conhecido hormônio responsável pela sensação de bem-estar.
A corrida ajuda a reduzir as cólicas?
O primeiro ponto importante é controlar a intensidade da atividade física. Neste período, quanto mais forçar o corpo, pior será a cólica. Realizar exercícios menos intensos é a chave do sucesso.
Durante este período, as mulheres estão mais sensíveis e errar na intensidade resultará em mais dores. Corridas leves, alongamentos e caminhada são indicados.
A atividade física em ambientes mais quentes também ajuda as mulheres com cólicas. O frio é vilão neste caso, ele piora consideravelmente a intensidade da cólica.
Descansar bem para recuperar o corpo é aconselhado sempre. A relação de atividade física e descanso pós treino é fundamental para manter sua saúde e capacidade de manter-se ativo.
Estamos chegando ao final deste artigo e queremos deixar duas últimas dicas. A primeira é que consulte o seu médico e realize exames antes de iniciar qualquer atividade física.
A segunda dica é que você entenda que os benefícios da corrida não estão na sessão única e sim nas adaptações fisiológicas do organismo, ou seja, talvez você não sinta tanta diferença nos primeiros dias de corrida, mas certamente vale à pena insistir.
Obrigado pela atenção de todos e esperamos que continuem nos visitando e conferindo nossas dicas de saúde, atividade física, alimentação e muito mais! Sejam bem vindos sempre e até breve!
Sobre o autor
Bruno Almeida é formado em Educação Física pela UFV - Universidade Federal de Viçosa. Foi aluno destaque do instituto e agora compartilha seus conhecimentos no site Saúde Melhor!
Veja também
Exercícios de alta intensidade podem causar doenças!
Diabetes e corridas! Tipo de treino e cuidados!
É melhor correr de manhã bem cedo ou à noite?
Quer correr mas não gosta de corrida? Dicas pra você!
Aviso legal
O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica.