Como fazer comida saudável ser mais gostosa?
Uma das maiores razões para as pessoas não comerem alimentos saudáveis é porque sentem que não será gostoso. O problema é que, se o seu alimento de saúde não tem um gosto bom, você está comendo a comida saudável de forma errada.
Só porque algo é bom para você não significa que ele tem que ter um gosto sem graça, chato, ou completamente bruto. Há uma abundância de ideias para uma alimentação saudável, sem fazer sacrifícios no sabor. Aqui estão apenas algumas delas, voltadas a te ajudar a fazer pratos deliciosos e acima de tudo, extremamente saudáveis.
Leia também
Experimente novas alternativas
O mercado de alimentos saudáveis tem mudado nos últimos anos. Comer saudável é mais popular; então um monte de novos produtos e alternativas saudáveis já estão disponíveis. Da próxima vez que você estiver em uma loja de alimentos saudáveis, procure ao redor por todas as diferentes opções. Agora existem versões mais saudáveis de alimentos não saudáveis. Por que não experimentá-los? Você pode ser agradavelmente surpreendido com o sabor.
Faça combinações
Pensa que o alimento que é bom para você tem gosto sem graça e chato? Não é verdade. Uma ótima maneira de adicionar sabor sem adicionar muita gordura ou calorias é adicionar mais especiarias. O sal não é o único tempero que você pode adicionar à sua comida. Experimente com diferentes sabores até encontrar o que você gosta melhor. As ervas são uma outra forma de aromatização de sua comida e muitas ervas têm o benefício adicional de serem boas para a saúde.
Desfrute das frutas!
Se você está ansioso por doces, a fruta é uma ótima maneira de sanar essa ansiedade, sem compulsão em doces e chocolate. Em vez de seu lanche normal de tarde, tente uma maçã ou outra fruta que você pode facilmente atirar em sua bolsa. No almoço e no jantar, você pode adicionar frutas como sobremesa, complemento do prato principal ou até mesmo como ingrediente de uma receita.
Frutas dão uma grande quantidade de vitaminas e minerais e satisfazem sua necessidade de doces. Outra ótima idéia, se você possui um espremedor de sumos, é tirar o sumo de vários vegetais e, em seguida, adicionar frutas para dar sabor. Você estará recebendo o benefício adicional de legumes com o gosto do suco de fruta.
Faça o seu próprio alimento
Tornou-se tão fácil de comprar alimentos congelados em caixas, ou até mesmo já cozidos para nós. O problema é que o que é conveniente não é necessariamente saudável, e os que são comercializados como alimentos saudáveis geralmente não tem um gosto muito agradável. É muito mais fácil ter uma alimentação saudável que realmente tem algum sabor se você faz sua própria comida, com seus próprios temperos. Se simplesmente não há tempo, por que não cozinhar várias refeições no seu dia de folga e colocá-las no freezer? Dessa forma, você tem a comodidade de alimentos congelados sem a suavidade e textura questionável.
Considerações Finais
Portanto, não caia na ideia de que dieta tem gosto ruim. Você pode obter o alimento que é bom para você e bem gostoso, com você apenas tendo que olhar um pouco mais para encontrar soluções.
O que vocês fazem para deixar a comida saudável mais gostosa? Quais dicas vocês acrescentariam em nossa lista?
Sobre o autor
André fez parte de uma das primeiras equipes de Parkour no Brasil. Desde então, atuou junto de educadores físicos, nutricionistas, fisioterapeutas e profissionais da saúde para aperfeiçoar seus conhecimentos. Desde 2012, escreve dicas de saúde e exercícios físicos que aprendeu e continua aprendendo. Em 2019 tornou-se instrutor de Muay Thai e Kickboxing, compartilhando com seus alunos para ensinar tudo que aprendeu.
Veja também
Como diminuir o sal na comida sem perder o gosto?
Cardápio Semanal Simples e Saudável! Como montar?
O que comer no shopping ou na rua quando se está de dieta?
Dieta alimentar após AVC! Terapia nutricional!
Aviso legal
O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica.