Como identificar um possível ataque cardíaco? Saiba antes!
Quando você ou alguém próximo está tendo um ataque cardíaco, cada segundo conta. Aprenda a reconhecer os sinais e sintomas de ataque cardíaco para procurar tratamento rapidamente e salvar uma vida.
Ataque cardíaco: sintomas
Os sintomas de ataque cardíaco variam em tipo e gravidade. Podem ser leves e aumentarem de intensidade lentamente ao longo de várias horas, ou eles podem ser mais intensos e repentinos. Enquanto a dor súbita no peito pode ser o mais comum sintoma de ataque do coração, nem todas as pessoas sentem dores no peito durante um ataque cardíaco.
Leia também
Pessoas com diabetes e adultos mais velhos são mais propensos a experimentar outros sintomas de ataque cardíaco. E, o mais importante, é que sintomas de ataques cardíacos são diferentes em homens e mulheres.
Os sinais mais comuns de um ataque cardíaco incluem:
- Dor no peito – A maioria dos ataques cardíacos envolvem dor ou desconforto no centro ou centro-esquerdo do peito. A dor pode ser leve ou grave. A dor pode parecer uma tensão, forte pressão, esmagamento, ou aperto. Ela também pode sentir como azia ou indigestão. A dor no peito do ataque cardíaco geralmente dura mais do que alguns minutos. Às vezes, a dor vai embora e volta.
- Desconforto corporal – Pode haver dor ou desconforto nos braços, mandíbula, pescoço, costas (especialmente entre os ombros), ou parte superior do estômago (acima do umbigo).
- Falta de ar – Pode existir dificuldade para respirar ou sensação de falta de ar quando em repouso ou fazendo atividade muito pequena que normalmente não causar falta de ar.
- Tonturas ou tontura súbita
- Suor frio ou pele pegajosa
- Náusea e vômito
Sintomas do ataque cardíaco feminino
- Batimento irregular do coração ou palpitações – Especialmente em mulheres
- Tosse – Especialmente em mulheres
- Azia – Especialmente em mulheres
- Extrema fadiga ou exaustão – Este sintoma pode durar dias ou mesmo semanas que antecedem a um ataque cardíaco e é mais comum em mulheres do que homens.
Ataque cardíaco: o que fazer?
Um ataque cardíaco é uma emergência médica. Quanto mais rápido a pessoa chegar ao hospital, melhor a chance de sobreviver ao ataque cardíaco e minimizar os danos ao músculo cardíaco. A maioria das pessoas que sofrem o ataque cardíaco esperam duas ou mais horas após os primeiros sintomas aparecerem antes de procurar tratamento médico.
Siga estes passos se você ou alguém próximo de você está tendo sintomas de ataque cardíaco:
Ligue para 192 imediatamente: Não espere mais de cinco minutos.
Após tomar algum remédio, e a dor no peito não desaparecer dentro de 5 minutos, ligue para 192.
Mastigar uma aspirina – Depois de chamar 192, mastigue uma aspirina, algo que o operador do 192 geralmente recomenda. A aspirina pode ajudar a retardar ou reduzir a coagulação e entupimento em torno do local de uma ruptura de placa. Mas a aspirina não vai curar um ataque cardíaco ou fazer sintomas desaparecerem. Por isso, não vá atrasando a ligação para o 192 por causa da aspirina.
Ataque cardíaco: primeiros socorros
Mantenha a calma, fique sentado ou mantenha a pessoa sentada – Tente relaxar e manter a calma enquanto espera a ajuda.
Se você está sozinho em casa, abra a porta da frente e se sente no chão perto da entrada. Isso vai ajudar os paramédicos a facilmente encontrá-lo no caso de você perder a consciência antes da ambulância chegar, e dar-lhes uma superfície plana sobre a qual a iniciar a ressuscitação cardíaca, se necessária.
Observe o tempo – Se você é capaz de fazê-lo, registre o horário em que os sintomas de ataque cardíaco começaram e o que você estava fazendo quando eles começaram. Esta informação ajudará os médicos tratá-lo quando chegar ao hospital.
Se você está tendo sintomas de ataque cardíaco e por algum motivo não pode chamar 192, peça alguém para levá-lo ao hospital.
Nunca dirija para um hospital, a menos que não haja absolutamente qualquer outra escolha.
Quanto mais rápido você for, mais chances você terá de salvar uma vida. A vida depois de um ataque cardíaco é possível, e você pode ter uma longa vida, com uma saúde ainda melhor.
Sobre o autor
André fez parte de uma das primeiras equipes de Parkour no Brasil. Desde então, atuou junto de educadores físicos, nutricionistas, fisioterapeutas e profissionais da saúde para aperfeiçoar seus conhecimentos. Desde 2012, escreve dicas de saúde e exercícios físicos que aprendeu e continua aprendendo. Em 2019 tornou-se instrutor de Muay Thai e Kickboxing, compartilhando com seus alunos para ensinar tudo que aprendeu.
Veja também
Tive um ataque cardíaco. Quais cuidados tomar a partir de agora?
Febre reumática: causas, sintomas, tratamento
3 remédios caseiros para dor no estômago
Barulhos na barriga! O que é e como evitar?
Aviso legal
O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica.