Como parar de comer compulsivamente?
Eu amo comer. O que eu odeio é a terrível sensação que eu tenho quando eu como muito, e que ultimamente tem acontecido com muita freqüência. Comer demais pode certamente levar ao ganho de peso ou mesmo à obesidade, mas também pode levar a sentir-se lento, impedi-lo de se sentir motivado para ser ativo, e até mesmo causar depressão. Excessos estão desrespeitando o seu corpo e seu alimento. Quando você comer muito, seu corpo está consumindo mais alimentos do que necessita para criar a energia e isso acaba sendo transformado em gordura. Além disso, você está comendo alimentos que poderiam ser salvos para um momento quando você estiver realmente com fome. Então pare de comer demais e comece a apreciar o seu corpo.
Leia também
- O que comer no shopping ou na rua quando se está de dieta?
- Dicas para conseguir comer bem sem engordar
Pare de comer em frente à televisão e se concentre no que você está comendo
Comer enquanto assiste TV, jogando videogames ou navegando na internet é uma receita para o desastre e é uma total armadilha. É quase uma garantia de que você irá comer demais. Em vez disso, faça das refeições um momento família, ou um tempo de silêncio para refletir sobre si mesmo. Coma em um lugar calmo. Ligue uma música de fundo suave e agradável se você precisa de um pouco de barulho. Aproveite esta oportunidade para se relacionar com as pessoas que você ama. Estar à mesa também vai ajudar você a se concentrar sobre o quanto você está comendo. Para reduzir o risco de que você vai comer demais, coloque o que você vai comer no seu prato e, em seguida, guarde o resto na geladeira ou deixe no fogão. Não associe a ver televisão com a alimentação.
Desacelere
Mesmo sabendo que a comida pode ser muito saborosa, as vezes, porém você come tão rápido que você perde sua chance de realmente provar sua comida e apreciar os sabores gloriosos que estão entrando sua boca. Além disso, leva cerca de vinte minutos para o seu estômago dizer ao seu cérebro que está cheio e em 20 minutos você pode comer muito. Abrande sua alimentação, saboreie melhor a comida e dê a chance de seu cérebro saber que você já está cheio.
Mastigue seu alimento
Essa dica vai junto com a abrandar sua alimentação. Quando você mastigar melhor a comida, você vai automaticamente diminuir sua alimentação. Mastigar a sua comida mais também quebra melhor os nutrientes dos alimentos. E é claro, té dá a chance de saborear melhor a comida.
Comer quando você está entediado não é satisfatório
Comer, porque você não sabe mais o que fazer nesse momento vai te levar a comer petiscos o dia inteiro. Tente planejar as horas de alimentação para evitar que isso aconteça. Ocupe seu tempo com outras atividades. Uma boa forma de fazer essa programação é em uma consulta com um nutricionista, que além de definir os melhores alimentos para sua alimentação, irá também fazer uma “agenda” para seus lanches e refeições principais.
Não compre alimentos que irão fazer com que você coma demais
Sabe aqueles viciantes pacotes de doces? Não os compre! Esta é uma das maneiras mais fáceis de exagera na alimentação. Só compre alimentos que são lanches saudáveis, principalmente frutas e verduras naturais. Evite guloseimas e produtos processados.
Ouça o seu corpo e respeite o seu Eu Futuro
Coma alimentos que fazem todo o seu corpo se sentir bem, e não apenas o seu paladar. O gosto de uma coisa só dura até você engolir, mas todo o seu corpo sente os efeitos de suas escolhas alimentares por um longo tempo. Se você se sentir fraco depois de comer alguma coisa, não coma de novo. Mantenha um diário alimentar do que você come pode ajudá-lo a descobrir o que você deve e não deve comer. Não force seu corpo a ingerir coisas que não fazem bem para ele. Certifique-se de que, quando você decidir comer, que você está realmente com fome ou você não comeu nada em um tempo. Lembre-se também de que o que você come hoje afeta o seu corpo amanhã. Hoje você pode pensar que biscoitos e sorvetes fazem um bom lanche, mas seu eu futuro definitivamente lamentará a decisão. Tudo que você come hoje terá um grande reflexo em seu futuro.
Agradeça a si mesmo, ao seu corpo e àqueles ao seu redor
Ao se alimentar, reflita sobre sua saúde. Reflita sobre o impacto de sua preocupação de uma vida mais saudável a todos que o rodeiam. Analise os efeitos dos alimentos em seu corpo e agradeça a tudo isso. Ao visualizar os efeitos dos pequenos sacrifícios que você faz, você conseguirá se motivar melhor para continuar em sua dieta.
Procure um médico
Quando as coisas ficarem mais difíceis, não exite em procurar um médico. Ele com certeza irá te orientar para uma vida mais saudável. Endocrinologistas, gastroenterologistas e psiquiatras são os mais procurados para esses casos. Mas não deixe de levar em conta a medicina alternativa, como homeopatia e acupuntura. Estes sérios profissionais estão lá para te dar o conforto e a ajuda para o caminho certo.
Sobre o autor
André fez parte de uma das primeiras equipes de Parkour no Brasil. Desde então, atuou junto de educadores físicos, nutricionistas, fisioterapeutas e profissionais da saúde para aperfeiçoar seus conhecimentos. Desde 2012, escreve dicas de saúde e exercícios físicos que aprendeu e continua aprendendo. Em 2019 tornou-se instrutor de Muay Thai e Kickboxing, compartilhando com seus alunos para ensinar tudo que aprendeu.
Veja também
Alimentos que aumentam e diminuem o apetite!
Malhar adianta se eu me alimentar mal?
Sinto muita fome mesmo depois de comer, é normal?
Por que sentimos vontade de comer doce a noite ou depois do almoço? Como evitar?
Aviso legal
O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica.