Compressa para dor muscular

Em Atividade física por André M. Coelho

Algumas dores musculares são comuns em qualquer idade, especialmente quando você leva seus músculos para fazer um trabalho extra, como exercício extenuante. A chave para permanecer em movimento é aliviar a dor muscular. Um tratamento natural para os músculos doloridos antes de desistir e ceder à dor muscular é o caminho certo nesse momento.

Embora poucos métodos naturais tenham apoio científico, os melhores remédios naturais têm evidências históricas e anedóticas que suportam o seu uso. Verifique com um médico, fisioterapeuta ou educador físico para descartar condições que são mais graves antes de fazer um tratamento para dores musculares. Lembre-se sempre que um tratamento pode acabar aliviando dores que são importantes para um diagnóstico preciso de um problema.

Leia também

Dado os avisos, a melhor forma de tratamento para as dores musculares começa pelas clássicas compressas de calor e frio

Compressa de calor

Calor aplicado diretamente sobre os músculos doloridos é calmante e ajuda você e o músculo a relaxar. Embora melhor aplicado imediatamente depois de esticar seus músculos, o calor também ajuda horas mais tarde. Imersão em um banho quente, muitas vezes alivia a dor muscular. Sais de epsom são uma adição de banho comum que ajuda a relaxar os músculos cansados para relaxar, principalmente nas compressas com toalhas molhadas

Cuidado para não queimar a sua pele e aplique a compressa na área afetada por 30 minutos a uma hora.

Casca de Salgueiro

Os nativos americanos usaram a casca do salgueiro para fazer o que farmácias modernas venden como hamamélis. A tintura original e a versão moderna aparecem aliviar a dor muscular temporariamente. Despeje hamamélis na palma da mão e aplique-o para os músculos doloridos. Massageie para ajudá-lo a penetrar a pele. Não aplicar hamamélis para a pele ressecada. Você pode usar em uma mistura com uma compressa quente para combinar os efeitos dos dois tratamentos e obter melhores resultados.

Arnica

Pessoas de todo o mundo têm aplicado cremes para músculos doloridos durante séculos, com pouca evidência científica da sua eficácia. Muitos desses cremes têm aromas irresistíveis e ingredientes potencialmente irritantes da pele. Se você preferir usar um creme, tente a arnica, um produto natural com uso para o alívio da dor muscular. Novamente, a combinação com a compressa de calor se faz para otimizar ainda mais o tratamento.

Dores musculares

A combinação correta de tratamentos dará as suas dores musculares um alívio imediato e relaxante. (Foto: painreliefdrug.devhub.com)

Compressa fria

O mais importante da compressa fria para dores musculares é fazê-la após uma lesão, seja ela por impacto ou estiramento, ou quando o corpo já estiver mais frio, mas com partes vermelhas e inchadas. Assim, você causa a vasoconstrição, que diminui o fluxo de sangue para estas partes reduzindo a dor. Após aplicar as compressas frias, uma massagem com um creme de arnica pode ser muito bem vinda. Não exceda o limite de 30 minutos para este tipo de compressa.

Combinando compressas quentes e frias

Você pode fazer uma combinação de compressas quentes e frias durante um período de 30 minutos, alternando aue cada 5 minutos. A variação de temperatura ajuda os músculos a se alongarem pela contração devido à alternância de temperatura, sem que seja necessário qualquer esforço físico.

Prevenção das dores musculares

Prevenir dores musculares é mais fácil do que repará-las ou se recuperando de extrapolar ao ponto da dor. Dor muscular tardia é comum após o esforço muscular ou experimentar novos exercícios que usam os músculos que não foram devidamente condicionados. Aumente a sua intensidade do exercício lentamente para dar a seus músculos tempo para se adaptar a novas funções. Use pesos mais leves disponíveis e realize sessões de treinamento de força a cada dois dias por apenas alguns minutos de cada vez até que seus músculos aprendam os movimentos.

Diminua a intensidade e a freqüência das rotinas de aeróbica, corrida e outros exercícios que exigem contração muscular repetida e extensão. Construa até o uso do músculo diariamente durante um período de três semanas a um mês. Tudo isso, é lógico, com o acompanhamento de um Personal Trainer, Educador Físico, Fisioterapeuta ou um médico. Nunca deixe de lado o apoio destes profissionais: eles estão lá para te ajudar e levá-lo a utilizar da melhor forma possível seu físico.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André fez parte de uma das primeiras equipes de Parkour no Brasil. Desde então, atuou junto de educadores físicos, nutricionistas, fisioterapeutas e profissionais da saúde para aperfeiçoar seus conhecimentos. Desde 2012, escreve dicas de saúde e exercícios físicos que aprendeu e continua aprendendo. Em 2019 tornou-se instrutor de Muay Thai e Kickboxing, compartilhando com seus alunos para ensinar tudo que aprendeu.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica.