Como conservar tomate picado na geladeira?
Enquanto tomates podem fazer parte de qualquer refeição, os tomates em fatias deixam para trás um problema: você deve guardar o tomate cortado na geladeira, como faria com outras frutas, e arriscar arruinar a textura e sabor, ou deve armazenar o tomate de outra forma? A resposta pode te surpreender, depois de tantos mitos sobre esse armazenamento.
Onde armazenar o tomate picado?
Ao contrário do que muitos falam sobre o armazenamento de tomates na geladeira, que supostamente mata compostos de sabor e faz com que os tomates fiquem ruins, é melhor armazenar tomates cortados na geladeira. Os tomates cortados são ímãs para bactérias e suscetíveis a deterioração fora dela, especialmente porque a maioria das cozinhas domésticas mais quentes nos meses de verão.
Leia também
- Physalis – Preço, receitas e onde comprar!
- Quais são as frutas, verduras e legumes de cada temporada no Brasil?
Qual a temperatura para armazenar tomates picados?
A temperatura de armazenamento ideal para tomates inteiros é de 12º C. Enquanto os tomates não maduros devem sempre ser armazenados à temperatura ambiente, estudos recentes sugerem que é bom e talvez até melhor para armazenar tomates maduros inteiros na geladeira, desde que sejam trazidos de volta à temperatura ambiente antes de comer. Supondo que você esteja cortando um tomate perfeitamente maduro, guardar a outra metade cortada na geladeira não vai arruinar o tomate.
Como conservar tomate picado na geladeira?
Armazene as metades de tomate cortadas em uma toalha de papel dentro de um recipiente de armazenamento e use dentro de dois dias. O tomate melhorará o gosto se você pode removê-lo da geladeira em até 30 minutos antes de comer para trazê-lo de volta à temperatura ambiente. Os tomates cortados também devem ser armazenados em um recipiente de armazenamento na geladeira. Depois de alguns dias na geladeira, o corte do tomate deve ser usado ou congelado.
Outras dicas para guardar o tomate na geladeira
Alguns chefes preferem envolver seus tomates cortados em plástico e mantê-los na geladeira, de preferência por um curto período de tempo. Eles recomendam a sua utilização o mais rápido possível.
Mas como os tomates podem desenvolver uma textura viscosa depois de apenas algumas horas no plástico, recomenda colocar o tomate cortado para baixo em um prato, cobrindo-o com um pano de algodão para dissuadir as moscas e deixando-o no balcão para chegar à temperatura ambiente..
Alternativamente, ao invés de armazenar o tomate sobrando em um pequeno lote de molho com a adição de salsinha ou cebolas, pimenta, sal e suco de limão, fazendo uma mistura deliciosa para combinar com qualquer prato.
Você pode também retirar as sementes, deixá-las para secar e plantar no seu jardim.
Você tem um método favorito para armazenar tomates cortados e outras frutas, legumes e verduras? Conte-nos nos comentários!
Sobre o autor
André fez parte de uma das primeiras equipes de Parkour no Brasil. Desde então, atuou junto de educadores físicos, nutricionistas, fisioterapeutas e profissionais da saúde para aperfeiçoar seus conhecimentos. Desde 2012, escreve dicas de saúde e exercícios físicos que aprendeu e continua aprendendo. Em 2019 tornou-se instrutor de Muay Thai e Kickboxing, compartilhando com seus alunos para ensinar tudo que aprendeu.
Veja também
Dicas para conseguir comer bem sem engordar
O que é dieta low carb?
5 dicas de lanche da tarde saudável
5 receitas de xarope caseiro da vovó!
Aviso legal
O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica.