Correr na rua ou na esteira? Qual é melhor?
Atualmente é muito comum você ver cada vez mais pessoas calçando o seu tênis, vestindo uma roupa bem confortável e indo correr. O que dizer desta atividade que é tão simples, mas que possui uma lista enorme de benefícios? Confira mais um artigo e veja Porque é bom começar a correr.
Atualmente existem duas classificações para esta prática, são elas: interna e externa, correspondente ao ambiente que sua atividade é praticada, se você pratica corrida na rua é externa, se você pratica corrida na esteira aí já é interna.
Leia também
O que dizem os especialistas?
A corrida na esteira é mais aconselhada para as pessoas sedentárias e principalmente para os iniciantes, também é indicado para as pessoas com sobrepeso. Agora as pessoas que buscam melhorar o desempenho, gostam do esporte e buscam se adaptar as condições naturais do mesmo, treinar na rua é o mais indicado.
Segundos os estudos, ao correr na rua o corredor aprende a dosar o ritmo e diminui as oscilações bruscas durante a sua prática. Essas características contribuem para reduzir as chances de iniciar a prática de forma muito intensa e não conseguir a manutenção do tempo desejado
Outro fator diferenciador de quem corre na rua ou na esteira é quanto ao piso. Durante a prática da atividade física no asfalto, existe uma necessidade do organismo se acostumar com o piso. Músculos, tendões, ligamentos e articulações sofrem em ambos, mas tem adaptações diferentes.
Correr na Rua
É muito mais simples e prático, promovendo um treino mais dinâmico e menos monótono, uma vez que em grande parte das vezes tem o contato com a natureza, o que para muitos é um fator motivacional fantástico.
Uma característica de quem correr na rua são as forças físicas que atuam sobre você. Uma das mais importantes neste caso é a resistência do ar, onde quanto maior for sua velocidade, maior será o atrito.
Atualmente existem pessoas que treinam na rua e na esteira, situação bem comum entre atletas de alto nível. Este tipo de treinamento serve para as pessoas que buscam melhorar sua condição física e tempos cada vez melhores.
Confira agora uma lista com as principais vantagens de quem correr na rua:
- Aumentar o gasto calórico – Se comparado a corrida na esteira, a corrida de rua é mais eficiente no gasto calórico, uma vez que o trabalho muscular é maior, a resistência do vento e a variação do solo são muito mais fortes.
- Praticidade – Atualmente não é todo mundo que tem condições financeiras para frequentar uma academia. Sendo assim, é mais fácil encontrar local para praticar na rua, onde é necessário apenas colocar um tênis, pegar uma garrafa d’água e ter motivação.
- Benefício Ósseo – O treino na rua ajuda na diminuição do risco de osteoporose, porque o impacto provocado durante as passadas ajuda na criação de massa óssea.
Agora vamos listar as desvantagens de quem corre na rua.
- Impacto maior – Mesmo que com o evoluir do treino a técnica da pisada melhore, o impacto é inevitavelmente maior no solo quando é comparado à esteira. Sendo assim, é fundamental que haja uma periodização correta do treino, para não gerar uma lesão.
- Condições climáticas – É necessária uma atenção redobrada para treinos em dias muito frio, chuvoso ou muito quente.
Correr na Esteira
Sem dúvidas é uma excelente opção para as pessoas que não gostam de correr na rua. A esteira oferece controle da velocidade, permitindo um domínio do ritmo sem nenhum tipo de oscilação durante o treino.
Grande parte das academias possui espelhos e profissionais especializados que possibilitam a visualização do movimento, sendo possível efetuar correções de gestos se assim for necessário.
Também é muito procurado pelas pessoas que tem uma rotina muito atarefada e é fundamental para quem sofre de problemas relacionados a lesões. Fatores pró-exercício na esteira estão quase que sempre, relacionados à praticidade e ao eficiente sistema de amortecimento de impacto das mesmas.
Confira agora uma lista com as principais vantagens de quem correr na esteira:
- Controlar o ritmo – Durante a corrida na esteira, você pode controlar a velocidade, inclinação e distância.
- Condições climáticas – O corredor pode evitar as temperaturas extremas ou dias chuvosos, além de evitar que o corredor perca o treino por alguns destes fatores.
- Diminuição do impacto – O sistema de absorção de impacto das esteiras é os principal atrativo para quem busca correr com o mínimo de chance de lesão possível.
- Treino contínuo – Não há interrupções no treino, na rua é necessário se preocupar com buracos, pedestres, carros, etc.
Agora vamos listar as desvantagens de quem corre na esteira.
- Trabalho muscular menor – A esteira faz com que o corredor naturalmente seja jogado para trás, esta condição diminui o trabalho da musculatura posterior da coxa.
- Corredor robotizado – Uma vez que a esteira mantém a velocidade programada, o corredor não educa o seu organismo para o controle do ritmo.
Chegando ao final deste artigo não podemos deixar de falar que não existe determinação específica por um ou outro. Os especialistas afirmam que a escolha seja feita pelo exercício físico, indiferente de qual ambiente será praticado.
Após olhar todas as características, vantagens e desvantagens de ambos os casos, cabe a você observar o seu perfil, seu objetivo e suas condições, após esta analise, certamente você será capaz de fazer a escolha correta e desfrutar ao máximo dos benefícios da corrida!
Sobre o autor
Bruno Almeida é formado em Educação Física pela UFV - Universidade Federal de Viçosa. Foi aluno destaque do instituto e agora compartilha seus conhecimentos no site Saúde Melhor!
Veja também
7 atitudes que atrapalham a sua performance na corrida!
Postura correta para correr mais rápido e melhor! Na esteira ou na rua!
Quer correr mas não gosta de corrida? Dicas pra você!
Treinos rápidos para quem está começando na corrida!
Aviso legal
O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica.