Dança é considerada atividade física? Melhora a saúde?
Atualmente existem muitas informações sobre os benefícios que os exercícios podem oferecer para nosso organismo, onde seus resultados positivos fortalecem a saúde física e mental do indivíduo. Os profissionais de saúde alertam que para conseguir aumentar a longevidade e qualidade de vida, certamente não existe combinação mais eficaz do que uma alimentação equilibrada em conjunto com atividades físicas regulares. O mais preocupante, é que mesmo diante de tanta informação e comprovação destes estudos, muitas pessoas não adotem os exercícios alegando falta de vontade para se exercitar.
Leia também
- Diferença entre Atividade Física, Exercício físico, Esportes e Ginástica! Com exemplos!
- Como sair do sedentarismo? Exercícios iniciais para os primeiros passos!
Diante deste desafio, surge uma ótima alternativa para estas pessoas. Estamos falando da dança, isto mesmo! A dança é uma excelente alternativa para quem não se atrai pelas atividades convencionais. Dançar geralmente é algo que as pessoas fazem sem imaginar e conhecer os benefícios ligados ao exercício físico. Vamos aproveitar essa dica e destacar detalhadamente como a dança e exercício físico estão unidos em prol da saúde melhor.
Dança faz bem pra saúde?
Dança de salão, sapateado, forró, axé, zumba, ballet, street dance, fast dance, jazz, dança do ventre, e várias outras! Podemos dizer que a quantidade e variações destas modalidades são tão grandes que nem é possível listar todas. O importante a se destacar é que existe um ponto em comum, todos estes estilos fazem super bem à saúde!
Agora vamos falar dos benefícios que podem ser adquiridos com a prática frequente da dança: aprimorar a coordenação motora, melhorar o condicionamento físico, aumentar a flexibilidade, estimular a adaptação ao ritmo, entre outros.
Dança ajuda a emagrecer?
Nos benefícios citados acima não falamos sobre a perda de peso, pois esta fantástica vantagem deve ser destacada separadamente! Claro que variando de pessoa pra pessoa, além dos próprios estilos, tudo dependerá da frequência e intensidade, mas podemos afirmar que unida a uma boa alimentação, a dança é um exercício que pode sim te fazer ficar contente com o resultado na balança.
Veja alguns exemplos de gasto calórico:
- Ballet – Queima 225 kcal por hora
- Zumba – Queima 300 kcal por hora.
Parece muito atraente não é mesmo? Mas é bom alertar que não é nada inteligente escolher o estilo de dança pelo seu gasto calórico, uma vez que se você não sentir prazer e atração ao praticar aquela dança, certamente você não vai conseguir ter frequência. Para auxiliar nesta escolha, experimente alguns estilos. Caso não seja possível, tente seguir seus gostos pessoais e afinidade com o ritmo. Se a escolha seguir esta ideia, a chance de permanência e satisfação nas aulas será muito maior.
O mais atrativo da dança, é que ela talvez seja o exercício mais democrático e flexível. Havendo vários ritmos e coreografias a serem explorados, todo mundo poderá investir nesta atividade, nem que seja pra aprender o famoso dois pra lá, dois pra cá.
Confira no vídeo abaixo diversos estilos de dança não citados anteriormente aqui no artigo. É possível ver uma variedade enorme de movimentos.
/p>Dança serve como TERAPIA
Outro fator benéfico encontrado na dança é o efeito “terapia” que ela oferece naturalmente. Seja qual for a sua idade, habilidade, classe ou credo. Certamente quando o praticante se deixar levar pelo ritmo da musica, sentirá uma estimulação cerebral, além de um relaxamento corporal e diminuição do estresse. Isso acontece porque a dança exige uma sintonia de corpo e alma.
Interação social, combate à depressão, diminuição da timidez, aumento do bom humor e elevação da auto estima são características facilmente observadas em pessoas que começaram a dançar com frequência. Isso acontece porque sentir a dança é muito mais importante do que saber a técnica, e sentimento é algo que o ser humano tem de sobra.
A dança de salão é muito praticada por casais e muitas vezes serve como terapia de casal. Isso acontece porque eles acabam se aproximando pela dança e aos poucos resgatam todo aquele carinho e cumplicidade tão fortes existentes no início dos relacionamentos.
A dança é capaz de te levar muito além do perder peso. Existem pessoas que dançaram a vida inteira e outras num momento raro e ainda existem aquelas que nunca dançaram, seja por timidez, vergonha de não saber, ou qualquer outro motivo. Se você já dança e conhece os benefícios, convide seus amigos, compartilhe esse artigo, transmita este conhecimento. Se você ainda não experimentou nenhum estilo de dança, fica o convite e a dica.
Bom pessoal, ao longo do artigo vocês perceberam que tratamos a dança como exercício físico, sendo assim segue uma explicação da diferença entre atividade física e exercício físico. Se você sair pra dançar com amigos em uma balada, isso se caracteriza como uma atividade física, se você começar a ter aulas de dança, com horários, planejamento e objetivos, isso se torna exercício físico. Espero que tenham entendido e gostado do artigo, nos encontraremos em uma próxima oportunidade.
Sobre o autor
Bruno Almeida é formado em Educação Física pela UFV - Universidade Federal de Viçosa. Foi aluno destaque do instituto e agora compartilha seus conhecimentos no site Saúde Melhor!
Veja também
Pirâmide do exercício físico – Onde você está?
Como fazer o exercício aeróbico na esteira ou bicicleta mais produtivo?
Quanto tempo demora para os exercícios fazerem efeito?
10 exercícios físicos para Deficientes Físicos!
Aviso legal
O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica.