Dieta sem nutricionista? Veja como pode dar muito errado!
Dietas. Emagrecer. Ganhar músculos. Ficar saudável. Estes são alguns dos princípios básicos por trás de uma alimentação saudável. Nos tempos modernos, com o rápido acesso à informação e o culto à saúde, mais e mais pessoas passaram a se interessar por ter uma vida mais regrada e controlada, afim de manter uma saúde melhor por mais tempo. Só que como em todas as situações que se tornam populares, há sempre alguém que promete resultados mais rápidos, mais milagrosos e mais eficientes. No caso da alimentação, estes casos são as dietas milagrosas que surgem em revistas e na rede a cada semana, cada uma prometendo mais resultados que as outras.
Leia também
O problema das dietas se nutricionista
Ao fazer uma dieta por sua conta ou acreditar naquelas que você leu, você não leva em consideração nenhum dos importantes fatores em uma alimentação saudável, que é a ingestão de vitaminas e nutrientes suficientes para sua sobrevivência, além da ingestão correta de calorias de acordo com o seu metabolismo.
Com isso, você pode e terá como resultados fadiga muscular, cansaço, noites mal dormidas, além de muitos outros problemas derivados da falta de vitaminas em seu corpo. Você poderá pesquisa, se especializar em uma alimentação saudável, ter uma excelente noção de uma dieta perfeita. Mas caso você não seja um nutricionista ou profissional formado na área de saúde, sua noção de dieta será quase nada ao ser comparada com os anos de formação de um profissional da saúde.
A importância do nutricionista para sua dieta
Imagina só o sacrifício que você faz para uma dieta saudável. Já é difícil ter que deixar muito das coisas que você gosta de comer. E isso é também o maior motivador para as pessoas saírem da dieta ou desistirem dela. Ao fazer uma dieta com um nutricionista, este profissional sabe destas dificuldades. E acredite ou não, ele não irá cortar toda sua alimentação. Ele irá adaptar sua alimentação e seus gostos para uma dieta mais saudável.
Como assim? Bem, ele irá levar em consideração todos os seus gostos pessoais, incluindo os churrascos dos finais de semana e aquela carne suculenta que você gosta de comer. Provavelmente ele irá pedir ou fazer uma análise do seu ritmo e de seu metabolismo, estabelecendo uma quantidade de calorias que você precisa por dia, levando em consideração objetivos como emagrecer, ganhar músculos, entre outros.
A partir daí, ele irá prover um acompanhamento constante de sua dieta, adaptando-a constantemente de acordo com sua necessidade. Ou seja, de forma simples, um nutricionista irá tentar otimizar sua dieta de uma forma que ele poderá evitar que você saia da dieta ou desista dela, algo que 99% das dietas feitas por conta própria ou de revista não levam em consideração.
Mas eu preciso mesmo de um nutricionista?
Veja bem: imagine que você está praticando exercícios com uma dieta “ruim”. Se sua dieta estiver faltando alguns nutrientes, você pode inclusive aumentar o risco de lesões e demorar mais para se recuperar. Você poderá associar seu mau humor da falta de alimentação adequada ao ato de praticar exercícios físicos. Então, é isso mesmo que você quer? Acho que não. Então, antes de começar a praticar seus exercícios físicos, dedique um tempo e dinheiro para uma consulta com um nutricionista e um acompanhamento constante, otimizando assim sua busca por uma saúde, corpo e vida melhor.
Sobre o autor
André fez parte de uma das primeiras equipes de Parkour no Brasil. Desde então, atuou junto de educadores físicos, nutricionistas, fisioterapeutas e profissionais da saúde para aperfeiçoar seus conhecimentos. Desde 2012, escreve dicas de saúde e exercícios físicos que aprendeu e continua aprendendo. Em 2019 tornou-se instrutor de Muay Thai e Kickboxing, compartilhando com seus alunos para ensinar tudo que aprendeu.
Veja também
Maça! Boa fruta para emagrecer?
Como dietas perigosas prejudicam a saúde?
Quantos quilos é saudável emagrecer por mês?
10 coisas que você precisa saber antes de fazer uma dieta líquida
Aviso legal
O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica.