Diferenças entre stress e burnout
O burnout/estafa é um estado de exaustão emocional, mental e física, causado pelo excessivo e prolongado stress. Ele ocorre quando você sente-se sobrecarregado e incapaz de responder às constantes demandas. Enquanto o stress continua, você começa a perder o interesse ou motivação que o levou a assumir uma certa posição em primeiro lugar.
Sua produtividade é reduzida e sua energia é drenada no burnout, deixando você sentindo-se cada vez mais desamparado, sem esperanças, cínico e ressentido. Em algum momento você sentirá que não tem mais nada para oferecer.
Leia também
Já o stress é a forma que seu corpo tem para responder a qualquer tipo de demanda. Pode ser causado por experiências boas e ruins. Quando pessoas sentem-se estressadas por algo que está acontecendo ao redor delas, seus corpos reagem liberando substâncias no sangue. Estas dão mais energia e força para as pessoas, o que é bom se o estresse foi causado por algum tipo de ameaça corporal. Mas também pode ser ruim, se o estresse ocorre em resposta a algo emocional e não há saída para esta força e energia extra.
O stress envolve muitas coisas: muita pressão que demanda muito de você fisicamente e psicologicamente. Pessoas estressadas ainda podem imaginar que se tudo ficar sob controle irão se sentir melhores. Por outro lado, o burnout/estafa, é sentir-se vazio, desmotivado e além de qualquer ajuda. Pessoas que estão sob efeito do burnout normalmente não tem qualquer esperança de mudanças positivas da situação em que se encontram.
Se o stress excessivo é como estar se afogando em responsabilidades, o burnout é estar seco de tudo. Uma outra diferença entre os dois: enquanto você normalmente está consciente de quando está sob muito stress você nem sempre percebe o burnout quando acontece.
São características do stress:
- Caracterizado pelo excesso de comprometimento
- As emoções apresentam reações em excesso
- Produz urgência e hiperatividade
- Perda de energia
- Causa distúrbios de ansiedade
- O dano primário é físico
- Pode matá-lo prematuramente
São características do burnout:
- Caracterizado pelo descomprometimento
- As emoções não são reativas
- Produz desamparo e desespero
- Perda de motivação, ideais e esperança
- Leva a depressão e a indiferença
- O dano primário é emocional
- Pode fazer com que a vida pareça não valer mais a pena
O burnout pode ser causado por stress em excesso, mas não é a mesma coisa. E mesmo que o stress seja um pré-requisito para o burnout, este não será necessariamente causado por muito stress. Para que o burnout ocorra deve existir um fator psicológico adicional. Depois de viver com stress e, em muitas vezes, gostando dele, chega em um ponto em que não há mais como evoluir. O sentimento de estar sobrecarregado sem energia ou esperanças.
Cuidar de qualquer um dos problemas é muito difícil. E demora um bom tempo pra que a cura finalmente seja alcançada. A prevenção é o melhor remédio. Se você apresentar qualquer um desses sintomas, busque uma solução o quanto antes. Relaxe mais, busque hobbies que te deixem mais tranquilo e curta mais a vida. Ou você vai acabar desperdiçando ela cuidando da sua saúde. Ou acabando com ela.
Sobre o autor
André fez parte de uma das primeiras equipes de Parkour no Brasil. Desde então, atuou junto de educadores físicos, nutricionistas, fisioterapeutas e profissionais da saúde para aperfeiçoar seus conhecimentos. Desde 2012, escreve dicas de saúde e exercícios físicos que aprendeu e continua aprendendo. Em 2019 tornou-se instrutor de Muay Thai e Kickboxing, compartilhando com seus alunos para ensinar tudo que aprendeu.
Veja também
Você se importa demais com o que outros pensam? Saude em risco!
Como viver com uma doença incurável?
10 remédios caseiros para estresse e ansiedade
10 alimentos para combater a fadiga!
Aviso legal
O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica.