Dor no pescoço e coluna durante a corrida! O que fazer?
No artigo de hoje vamos falar sobre a dor no pescoço e na coluna e a sua relação com a atividade física. O que fazer para tratar? Quais as causas? Como evitar o desenvolvimento de problemas mais graves?
Dor no pescoço
Uma queixa bem comum que surge principalmente por consequência da má postura. Em alguns casos mais raros, a artrite e outras doenças reumáticas também podem ser as causadoras.
Além da má postura prolongada, a dor no pescoço também pode ser causada por atividades envolvam movimentos repetidos, por exemplo, durante a realização de uma atividade física ou desempenhando alguma ação diária.
Leia também
- 10 dores ao acordar e que podem ser sinais de problemas de saúde!
- Dor nas costas e opções de tratamento!
Essas condições podem provocar uma fadiga, quando o músculo é sobrecarregado em demasia, uma entorse, quando há uma lesão de algum ligamento, ou um espasmo dos músculos do pescoço.
Em grande parte dos casos, a dor no pescoço não precisa de tratamento médico específico, mas se a dor não melhorar após dois dias é aconselhado que você marque uma consulta médica.
Dor na coluna
A maior parte das pessoas que praticam atividades físicas e se queixam de dores na coluna, afirmam que as dores são mais frequentes na região lombar. Quase todo mundo já sentiu um incômodo ao agachar ou levantar peso.
A causa mais comum de dor nesta região da coluna é uma distensão de um ligamento ou de um músculo que segura uma vértebra. Quando não existe fortalecimento muscular adequado, a coluna perde sua estabilidade resultando em dores constantes.
A coluna é uma região mais sensível e requer muita atenção e cuidado, portanto se você estiver sentindo dores, indicamos que interrompa imediatamente as atividades físicas e marque uma consulta médica para avaliar melhor o problema.
Como prevenir dor no pescoço e na coluna?
As dores ao correr estão diretamente relacionadas com erros comuns e que podem ser evitados facilmente. A manutenção da boa postura ao correr é fundamental, assim como trabalhos específicos de alongamentos e fortalecimentos.
Os trabalhos específicos de alongamentos são fundamentais para preparar as articulações e musculatura para os exercícios que estão por vir. Desta forma o corredor também irá reduzir o estresse muscular naquela região. Este estresse muscular é um dos principais causadores de dor.
Geralmente quando a pessoa está sentindo dores e continua a desempenhar aquela atividade, a mesma tende a alterar o padrão de movimento visando sentir menos incômodo e isso pode causar problemas mais graves.
Juntamente com o bom treino de alongamento, o corredor deve acrescentar treinos específicos de fortalecimentos musculares. Eles são fundamentais para prevenir lesões e contribuir para a manutenção da boa postura ao correr.
Musculação, pilates, treinamento funcional são excelentes opções de treinos específicos para treinar os itens apresentados para a prevenção. Busque a orientação capacitada nestes treinos e certamente você irá eliminar 90% das dores corporais.
Respeitando os limites
Outro erro comum dos corredores é exagerar na dose. As pessoas têm um desejo enorme de evolução e muitas das vezes não estão prontas para o próximo passo que querem dar.
É muito importante correr de acordo com o ritmo adequado ao seu condicionamento físico. Respeite o seu treino proposto, terminar todos os treinos ou corridas extremamente cansados não é sinal de benefícios.
Como sempre falamos, a orientação capacitada é fundamental para te ajudar na prevenção de diversos problemas. No caso das dores no pescoço e coluna ao correr, grande parte das causas é quanto exageros ou erros posturais.
Ambos podem ser evitados com a orientação de um profissional de Educação Física. O mesmo tem a capacitação necessária para observar os seus movimentos e indicar possíveis mudanças caso seja necessárias.
Estamos chegando ao final deste artigo e queremos te convidar para continuar em nosso site e conferir outras publicações. Existem artigos falando de postura, tipos de treino e muitas outras dicas para deixar a sua corrida ainda mais agradável e segura.
Sobre o autor
Bruno Almeida é formado em Educação Física pela UFV - Universidade Federal de Viçosa. Foi aluno destaque do instituto e agora compartilha seus conhecimentos no site Saúde Melhor!
Veja também
O que você pode fazer para evitar lesões ao correr?
Quais exercícios praticar quando você está lesionado?
Torcicolo com muita frequência? O que pode ser?
Dor de cabeça durante exercício físico! O que pode ser?
Aviso legal
O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica.