10 exemplos de situações de emergência
Não é bom se preocupar com emergências no dia-a-dia, mas uma pequena preparação agora pode salvar muitos problemas mais tarde. Não custa nada estar preparado, e com isso em mente, aqui estão dez situações de emergência e como sair delas com sucesso.
Exemplos de situações de emergência: engasgando
A primeira coisa a fazer é tossir. Se houver outros por perto, peça ajuda imediatamente. Se você pode conversar, isso é bom, e significa que o ar ainda pode passar. Resista ao desejo de beber ou comer qualquer coisa para desalojar o item preso, pois isso pode criar bloqueios adicionais. Você também pode pedir alguém para fazer a manobra de Heimlich, colocando o punho sob suas costelas e acima do seu ombro e empurrando-o contra o estômago em um movimento duro e rápido para desalojar o objeto. Recomenda-se usar a parte de trás de uma cadeira ou canto de uma mesa para empurrar contra. Você também pode tentar entrar em uma posição com os braços e pernas no chão e arquear suas costas, uma posição da ioga conhecida como o cão olhando para baixo.
Leia também
Situações de emergência: ficar perdido
Em primeiro lugar, sempre deixe alguém saber para onde você está indo e quando você planeja voltar, pois eles serão os que pedirão ajuda se você não retornar. Mesmo se você planeja sair apenas por algumas horas, recomenda-se levar consigo água, comida, faca, fósforos impermeáveis, uma lanterna e um telefone celular totalmente carregado. Quando você perceber que está perdido, aproveite o tempo para fazer um plano. Decida se você pode encontrar sua própria saída (se for assim, procure por pontos de referência que possam dizer-lhe onde você está e seja observador para que você saiba se está cobrindo uma mesma área que já cobriu antes) e se não, decida se é provável ser resgatado até o anoitecer. Se você passar a noite perdido, colete lenha adequada, conserve sua água e construa um abrigo. Se você acha que alguém vai procurá-lo, permaneça parado ou você poderá estar fugindo dos socorristas. Calor e água são os dois elementos-chave para sua sobrevivência. Sempre tenha tempo para parar, sentar, pensar, observar, e planejar antes de tomar qualquer atitude.
Situações de emergência: sangramentos de nariz
Você deve se sentar em linha reta e colocar sua cabeça para a frente. Use o polegar e o indicador para suavemente pressionar a parte macia do nariz até ele se fechar. Aplique gelo no nariz e nas bochechas, pois o o frio irá restringir os vasos sanguíneos e parar o sangramento. Tente continuar apertando o nariz durante dez minutos, para permitir que o sangramento pare. Não respire fundo ou assoe o nariz, e evite qualquer coisa que possa aumentar a frequência cardíaca, ou o sangramento pode começar de novo.
Situações de emergência: desidratação
Mesmo aqueles com desidratação moderada devem sair do sol e calor imediatamente, elevando os pés e tirando os excessos de roupas. Os adultos podem misturar uma bebida de reidratação simples usando um litro de água, meia colher de chá de sal e seis colheres de chá de açúcar. Beba ao longo do tempo, uma vez que grandes quantidades de líquido podem causar vômitos. No caso de vômitos, tente administrar líquidos sob a forma de lascas de gelo. A desidratação grave é marcada pela pele e mucosas secas, pouca ou nenhuma micção durante mais de doze horas, aumento da frequência cardíaca, tonturas e fadiga, e requer atendimento médico imediato sob a forma de líquidos intravenosos.
Situações de emergência: escapando de um incêndio
Em primeiro lugar, sempre tome nota das saídas mais próximas quando estiver em uma nova construção. Quando ouvir um alarme de incêndio ou cheirar/ver/ouvir outros sinais de incêndio, avance rapidamente para a sua saída mais próxima. Todo segundo conta. Teste a maçaneta de portas fechadas com o dorso da mão; Se é quente, ou você vê a fumaça escorrendo por baixo da porta, não passe por esse caminho. A inalação de fumo é a maior ameaça em um incêndio em casa, então, se você tiver que atravessar áreas fumegantes, rasteje nas mãos e joelhos. Se não demorar mais do que alguns segundos, cubra a boca e o nariz com roupas úmidas. Se a sua roupa pegar fogo, para, deite no chão, e role.
Situações de emergência: incêndios domésticos sem rotas de fuga
Suponha que você será resgatado em breve e enquanto isso, afaste a fumaça. Use roupas, fitas ou qualquer coisa que você consiga encontrar sob as portas e nas aberturas para que a fumaça não entre na sala em que você está. Se houver uma janela para pedir ajuda, faça isso e deixe algo pendurado na janela para assinalar sua localização aos socorristas. No entanto, não deixe a janela aberta, pois o fogo será atraído em direção ao oxigênio. Apenas tente uma fuga de uma janela do segundo andar se a situação o permitir, jogando seu colchão para fora da janela para criar uma plataforma de pouso, ou descendo bordas ou drenos até que você esteja baixo o suficiente para se soltar sem ferimentos. No entanto, na maioria das situações, você será mais seguro se manter a calma, proteger seu quarto da fumaça e aguardar o resgate.
Situações de emergência: hipotermia
A hipotermia ocorre quando a temperatura do nosso núcleo corporal cai abaixo de 35 graus Celsius e nosso corpo deixa de fornecer sangue aos vasos de superfície afim de manter circulação suficiente em torno de nossos órgãos vitais. Os sintomas iniciais incluem palidez, pele seca e fria, tremores e fadiga, e mais tarde, respiração superficial, pulso lento e delírio ou confusão. Primeiro, tire as roupas molhadas e seque o cabelo. Em segundo lugar, aqueça-se gradualmente, indo para um espaço quente, embrulhando-se em um cobertor de calor ou usando seu próprio calor corporal. Se a pessoa ainda estiver totalmente consciente, uma bebida morna e alimentos açucarados darão energia e calor rápidos. Pessoas saudáveis e aptas podem sentar em uma banheira quente, mas tenha cuidado com isso; Para pessoas idosas, o calor súbito pode ser um choque e causar um ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral. Lembre-se que o calor gradual é a chave.
Situações de emergência: feridas graves
O primeiro passo é lavar a ferida com água limpa, se você consegue encontrá-la. Seja conservador se esta for a sua única fonte de água, e se o sangramento for severo, é melhor ignorar este passo e se concentrar em parar o fluxo sanguíneo. Em seguida, encontre algo suave e absorvente para manter o sangramento. Guardanapos de papel, bolas de algodão ou toalhas, assim como absorventes ou roupas limpas são todos opções. Use qualquer tipo de fita, corda ou roupa para proteger a almofada absorvente da ferida, tomando cuidado para não amarrá-la muito apertado. Mantenha a ferida elevada acima do coração e, quando necessário, aplique pressão firme com as mãos diretamente na ferida. Nota: os torniquetes são um último recurso, projetados para impedir a morte por perda de sangue. Não aplique um torniquete a menos que acredite que é necessário.
Situações de emergência: ossos quebrados
Você não deve tentar esticar os ossos quebrados ou fazer talas elaboradas. Os ossos quebrados tem bordas afiadas e desiguais e podem cortar tendões e artérias quando tratados de forma incorreta, então é melhor deixar isso para os profissionais se o resgate for iminente. O melhor tratamento é fazer com que a pessoa lesada mantenha a calma e mantenha a área afetada elevada. Se possível, enrole o membro com qualquer coisa que possa encontrar e que seja fria (sacos de gelo, bebidas frias, toalhas embebidas em água gelada), por vinte minutos por vez.
Situações de emergência: desastres naturais
Crie um kit de emergência e mantenha-o em algum lugar que seja de fácil acesso, elevado e seco, com uma temperatura regulada. Não deve ocupar muito espaço (um balde de 20 litros é o suficiente). Eles devem conter alguns itens-chave, como uma lanterna, uma faca, fósforos impermeáveis e dinheiro, bem como alguns produtos básicos de higiene como protetor solar, pasta de dente, escova de dentes e itens de higiene feminina. Um kit básico de primeiros socorros é uma das inclusões mais importantes. Você também deve ter água suficiente em sua casa (aproximadamente 4 litros por pessoa, por dia) e alimentos suficientes não perecíveis para durarem uma semana. Esta preparação torna mais seguro e mais confortável esperar o tempo que leva ao governo para restaurar água, eletricidade e serviços civis na sequência de um desastre natural.
Quais outras situações de emergência deveriam estar nessa lista? E o preparo para elas?
Sobre o autor
André fez parte de uma das primeiras equipes de Parkour no Brasil. Desde então, atuou junto de educadores físicos, nutricionistas, fisioterapeutas e profissionais da saúde para aperfeiçoar seus conhecimentos. Desde 2012, escreve dicas de saúde e exercícios físicos que aprendeu e continua aprendendo. Em 2019 tornou-se instrutor de Muay Thai e Kickboxing, compartilhando com seus alunos para ensinar tudo que aprendeu.
Veja também
Remédio caseiro para queimadura de sol!
Beber água com estômago vazio faz mal? 10 mitos e verdades!
10 dicas para evitar ou melhorar o enjoo
Cuidados que você deve tomar com alguém que bateu a cabeça!
Aviso legal
O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica.