Plantas medicinais brasileiras – mais algumas!
Dependemos cada vez mais de remédios manufaturados. Nos tornamos cada vez mais indivíduos dependentes de remédios regulados e de receitas de doutores que querem tratamentos imediatistas. O tratamento natural, feito pelo uso de plantas e ervas medicinais já é tradição no Brasil. E aproveitando de nossa vasta biodiversidade, abaixo vão mais algumas plantas medicinais brasileiras para nossa lista:
Gengibre
O gengibre (Zingiber officinale) é uma planta herbácea da família das Zingiberaceae, originária da ilha de Java, da Índia e da China, de onde se difundiu pelas regiões tropicais do mundo. Outro nome conhecido no norte do Brasil, principalmente pelos indígenas é mangarataia ou mangaratiá.
Leia também
- Indicações: É comprovadamente um remédio contra náusea e enjôo de movimentos (marítimo e aéreo), age como agente antitrombótico e antiifflamatório, antibiótico e antiulcerativo. Tem atividade antidepressiva e contra radicais livres. É um potente bloqueador de formação de gases intestinais.
- Propriedades: estomáquica, carmitativa, sialagoga, revulsiva, anti-hemorrágica, antitussigena, expectorante, antibrônquica, anti-reumática e anticancerígena.
- Partes usadas: rizona (caule subterrâneo)
Hortelã
Chamamos de hortelã, as espécies do gênero Mentha e seus híbridos sendo que as mais cultivadas são a Mentha arvensis e a híbrida Mentha x piperita. A hortelã é uma erva mundialmente conhecida e largamente utilizada na indústria farmacêutica, cosmética e de alimentos, seja como planta medicinal ou como aromatizante.
- Indicações: Alterações gastro-intestinais, mau-hálito, verminoses, problemas respiratórios.
- Propriedades: Analgésica, expectorante, anti-helmíntica, descongestionante, anti-séptico, antiinflamatória, anti-espasmódica.
- Partes usadas: folhas.
Laranjeira
A laranja, fruto da laranjeira, é uma deliciosa fruta cítrica, e uma das frutas mais cultivadas no mundo todo. A laranjeira é uma árvore de porte médio e copa densa, arredondada e perene.
- Indicações: Infecções, febres, problemas respiratórios em geral, escorbuto (carência de vitamina C), aterosclerose, afecções da pele, intoxicações, ansiedade, reumatismo.
- Propriedades: Antibiótica, adstringente, antiescorbútica, antiespasmódica, antiinflamatória, anti-séptica, antitérmica, calmante, regulador intestinal.
- Partes usadas: Folhas, frutos, flores, essências.
Malva
A vassoura é uma planta herbácea, de reconhecido valor medicinal, originária das Américas. Apresenta folhas simples em forma de losango, ou oval-lanceoladas, com bordos serrilhados.
- Indicações: Febres, cólicas, diarréias, hemorróidas, problemas respiratórios, combate ao colesterol, hipertensão, irritações na pele e alergias.
- Propriedades: Anti-inflamatório, emoliente, diurético, hepatoprotetora, tônico.
- Partes usadas: Toda a planta.
Manjerona
É nativa do Mediterrâneo e do Oriente Médio. Uma das mais antigas plantas medicinais, e em uso até nossos dias. Também é cercada de misticismo, era usada na antiguidade pelos oráculos e ainda hoje é usada no folclore europeu para sortilégios de amor.
- Indicações: combate à insônia, gripes, resfriados, flatulência, cólicas menstruais, dores de cabeça, tonturas, depressão, neurastenia e enjôos de viagem; paralisias; entorses e traumatismos; doenças da pele: tumores, feridas inflamadas, contusões; doenças gastro-intestinais: gastrite; congestão nasal da rinite e dos resfriados; tosses paroxísticas; dores músculo·esqueléticas e e aromaterapia.
- Propriedades: antiespasmódica, carminativa, digestiva, sedativa, hipotensora, expectorante e anti-reumática, diaforética, tônica e enemagoga.
- Partes usadas: flores e folhas.
Sálvia
Para os romanos era erva sagrada, cuja colheita era cercada de rituais. A crendice popular dá conta de que é uma das ervas das feiticeiras, já que protege contra feitiços. É também usada para compor o vaso das sete ervas de proteção. Ainda segundo a crença popular, toda pessoa deve ter um pé de sálvia plantado em casa, mas nunca pelo próprio dono da casa, é melhor pedir para alguém de fora. Dormir com folhas de sálvia sob o travesseiro torna os sonhos realidade.
- Indicações: higiene bucal e vaginal, distúrbios estomacais, astenia, diminui a transpiração, regula a menstruação.
- Propriedades: antiespasmódica, antioxidante.
- Partes usadas: flores e folhas.
E com essa pequena lista, completamos as mais populares plantas medicinais brasileiras. Apesar de ser uma lista sucinta, buscamos colocar aqui as principais plantas e as mais usadas, guiando vocês para o início de cuidados para a saúde mais saudáveis.
Sobre o autor
André fez parte de uma das primeiras equipes de Parkour no Brasil. Desde então, atuou junto de educadores físicos, nutricionistas, fisioterapeutas e profissionais da saúde para aperfeiçoar seus conhecimentos. Desde 2012, escreve dicas de saúde e exercícios físicos que aprendeu e continua aprendendo. Em 2019 tornou-se instrutor de Muay Thai e Kickboxing, compartilhando com seus alunos para ensinar tudo que aprendeu.
Veja também
10 benefícios da aromaterapia
Cipó de São João: para quê serve?
5 prós e contras de ter plantas em casa! Faz mal?
6 chás bons para enjoo
Aviso legal
O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica.