Menopausa é pra sempre? O que é realmente a menopausa?
A menopausa é uma condição normal que todas as mulheres experimentam à medida que envelhecem. O termo “menopausa” é comumente usado para descrever qualquer uma das alterações a mulher sente imediatamente antes ou depois que ela pára de menstruar, marcando o fim de seu período reprodutivo.
O que causa a menopausa?
A mulher nasce com um número finito de óvulos, que são armazenados nos ovários. Os ovários também produzem os hormônios estrogênio e progesterona, que regulam a menstruação e ovulação. A menopausa ocorre quando os ovários não liberam um óvulo a cada mês e a menstruação pára.
Leia também
Menopausa, quando ocorre após a idade de 40 anos, e é considerada uma parte normal do envelhecimento. Mas algumas mulheres podem experimentar a menopausa precoce, quer como resultado de cirurgia, tal como a histerectomia, ou danos aos ovários, tais como a quimioterapia. A menopausa que ocorre antes da idade de 40, independentemente da causa, é chamada de menopausa prematura.
Como a menopausa natural ocorre?
Menopausa natural é o fim permanente da menstruação que não é causada por qualquer tipo de tratamento médico ou cirúrgico. Para as mulheres na menopausa natural, o processo é gradual e está descrito em três fases:
- Perimenopausa. Perimenopausa geralmente começa alguns anos antes da menopausa, quando os ovários gradualmente produzem menos estrogênio. Perimenopausa dura até a menopausa, o momento em que os ovários páram de liberar óvulos. Nos últimos 1-2 anos de perimenopausa, a diminuição nos níveis de estrogênio acelera. Nesta fase, muitas mulheres experimentam sintomas da menopausa;
- Menopausa. A menopausa é o momento em que passou um ano desde a última mulher teve seu último período menstrual. Nesta fase, os ovários deixaram de produzir e de liberar óvulos e produzir mais de seu estrogênio;
- Pós-menopausa. Estes são os anos após a menopausa. Durante esta fase, os sintomas da menopausa, como ondas de calor, amenizam para a maioria das mulheres. No entanto, os riscos de saúde relacionados com a perda de estrogênio aumentam com o envelhecimento da mulher.
Que condições causam a menopausa precoce?
A menopausa prematura pode ser o resultado da genética, desordens auto-imunes, ou procedimentos médicos. Outras condições que podem causar menopausa precoce incluem:
- A falência ovariana prematura. Normalmente, os ovários produzem estrogênio e progesterona. Alterações nos níveis desses dois hormônios ocorre quando os ovários, por razões desconhecidas, prematuramente páram de liberar óvulos. Quando isto ocorre antes da idade de 40, é considerado como uma falha prematura do ovário. Ao contrário de menopausa precoce, insuficiência ovariana prematura nem sempre é permanente;
- Menopausa induzida. A menopausa “induzida” ocorre quando os ovários são removidos cirurgicamente por razões médicas, como câncer uterino ou endometriose. A menopausa induzida também pode resultar de danos nos ovários causados por radiação ou quimioterapia.
Quais são os sintomas da menopausa?
A maioria das mulheres que se aproximam da menopausa ou que estão na pós-menopausa vão experimentar ondas de calor, uma sensação súbita de calor que se espalha sobre a parte superior do corpo e é muitas vezes acompanhada de rubor e algum suor. A severidade das ondas de calor varia de leve na maioria das mulheres, a graves em outras.
Outros sintomas comuns vividos na época da menopausa incluem:
- Períodos menstruais irregulares ou ignorados;
- Insônia;
- Mudanças de humor;
- Fadiga;
- Depressão;
- Irritabilidade;
- Coração acelerado;
- Dores de cabeça;
- Dores articulares e musculares;
- Mudanças na libido (desejo sexual);
- A secura vaginal;
- Problemas de controle da bexiga.
Nem todas as mulheres têm todos esses sintomas.
Que problemas de saúde de longo prazo estão associados à menopausa?
A perda de estrogênio associada com a menopausa tem sido associada a um número de problemas de saúde que se tornam mais comum em mulheres de idade. Após a menopausa, as mulheres são mais propensas a sofrer de:
- Osteoporose;
- Doença cardíaca;
- Bexiga pobres e função intestinal prejudicada;
- Função cerebral pobre (aumento do risco de doença de Alzheimer);
- Elasticidade da pele pobre (aumento de rugas);
- Força muscular pobre e tonificação muscular;
- Alguns problemas de deterioração da visão, tais como a catarata (opacificação do cristalino do olho) e degeneração macular (desagregação do pequeno ponto, no centro da retina que é o centro da visão)
Há uma série de tratamentos para considerar que podem ajudar a reduzir os riscos que estão associados a estas condições.
Como eu sei quando estou passando pela menopausa?
Ou você vai suspeitar por conta própria, ou o seu médico irá, com base em seus sintomas relatados. Dois testes muito simples podem determinar com precisão o que está acontecendo e em que fase da menopausa você está: um exame de sangue que detecta o hormônio folículo estimulante seus níveis, que aumentarão dramaticamente à medida que os ovários começam a fechar, e um exame parecido com o papa Nicolau. Com a retirada de uma pequena amostra de suas paredes vaginais, pode ser analisada para verificar se há atrofia vaginal, que é o afinamento e secagem de sua vagina. Com a aproximação da menopausa, as células que revestem a vagina não conterão tanto estrogênio.
O estrogênio ajuda você a manter o controle de seus períodos e traçar como eles se tornam irregulares. Seu padrão menstrual vai ser uma pista adicionada para seu médico saber se você é está na pré ou perimenopausa. O tratamento mais comum é a reposição hormonal. Porém, apenas o médico poderá estabelecer o melhor tratamento para seu caso específico, propondo aquele que melhor irá se adequar à sua saúde.
Sobre o autor
André fez parte de uma das primeiras equipes de Parkour no Brasil. Desde então, atuou junto de educadores físicos, nutricionistas, fisioterapeutas e profissionais da saúde para aperfeiçoar seus conhecimentos. Desde 2012, escreve dicas de saúde e exercícios físicos que aprendeu e continua aprendendo. Em 2019 tornou-se instrutor de Muay Thai e Kickboxing, compartilhando com seus alunos para ensinar tudo que aprendeu.
Veja também
Como saber se estou no meu período fértil?
Como saber se seus pais podem estar com doenças da idade?
Chá e suco para evitar a osteoporose!
5 tipos de hormônios e suas funções
Aviso legal
O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica.