MMA é perigoso ou é um bom exercício físico?

Em Atividade física por André M. Coelho

Pessoalmente, sou a favor de todos os esportes que ajudam a melhorar a saúde, a auto-estima, a disciplina e a o conhecimento do próprio corpo. Com isto dito, embora as artes marciais tenham muitos benefícios, elas também atraem muitos receios por parte de quem quer praticá-las. MMA então, gera ainda mais dúvidas sobre a segurança desse esporte. Essas dúvidas tem razão mesmo ou são um exagero?

MMA: benefícios e malefícios como todo esporte

É preciso entender que a competição profissional é diferente de quem quer praticar para definir o corpo, ou para adquirir um bom condicionamento físico. Isso pode ser dito para todos os esportes,, pois atletas de alto nível vivem se lesionando, com contas médicas bem caras devido a dores constantes.

Leia também

Também é necessário que qualquer esporte terá vantagens e também desvantagens, desde uma simples caminhada até um exercício de alta intensidade. Todos os esportes envolvem riscos, e o praticante tem que entender e aprender a minimizar tais riscos para não se envolver em lesões graves.

Lesões no MMA

O MMA pode parecer violento, mas em outros esportes você também pode se lesionar tanto quanto no MMA, se não tomar o devido cuidado. (Foto: empirenews.net)

Vantagens do MMA

Antes de entrar na parte pesada do MMA e os possíveis problemas que você pode enfrentar na prática desse esporte, vamos então às vantagens do MMA

Perigos do MMA

Baseado em dados científicos, bem como a experiência de profissionais com esse esporte, você pode esperar do MMA:

MMA para emagrecer ou melhor: devo praticar o MMA?

Qualquer esporte vai envolver algum tipo de risco, sem exceção. Não existe um esporte ou exercício físico que seja 100% seguro, livre de risco de lesões. Dito isto, treinos de MMA focados em condicionamento e não em lutas terão muito menos chances de resultarem em lesões. Você pode deixar isso claro para o professor, técnico, sensei, ou mestre de MMA, e ele preparará os treinos com esse foco.

Para quem quer lutar, aprender técnicas de luta, é preciso focar bastante em aprender bem as técnicas corretamente para reduzir o risco de lesões. Você ainda vai se lesionar, não adianta, em qualquer esporte, quem quer atingir um nível mais alto acaba tendo lesões, mesmo que pequenas. O que diferencia um bom esportista de um ruim é justamente a boa técnica: quanto melhor, menores as chances de lesão, e menos impacto elas terão sobre seu corpo.

Sobra o MMA ser bom ou ruim, depende de você mesmo. Você gosta de MMA? Quer praticar? Então sim, MMA é bom. E se ainda tiver alguma dúvida, pode voltar aqui nos comentários que iremos te ajudar!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André fez parte de uma das primeiras equipes de Parkour no Brasil. Desde então, atuou junto de educadores físicos, nutricionistas, fisioterapeutas e profissionais da saúde para aperfeiçoar seus conhecimentos. Desde 2012, escreve dicas de saúde e exercícios físicos que aprendeu e continua aprendendo. Em 2019 tornou-se instrutor de Muay Thai e Kickboxing, compartilhando com seus alunos para ensinar tudo que aprendeu.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica.