Personal trainer para terceira idade! Qual a diferença?
No artigo de hoje vamos falar sobre o personal para a terceira idade. Porque é necessário um trabalho diferenciado? Qual o foco e como saber como escolher esse profissional diferenciado.
Para muitas pessoas, atividades que parecem simples como, por exemplo, amarrar os sapatos, levantar do sofá, levar um copo com água até a boca e subir escadas, não são tão simples assim. Para algumas pessoas idosas, essas ações são bem complicadas.
A sequência de movimentos realizados por pessoas que já passaram dos 60 anos busca melhorarem o fortalecimento da musculatura e assim oferecer condições de que possam ter certa independência.
Leia também
Porque buscar um personal da terceira idade?
Em qualquer idade, o exercício físico é primordial para a manutenção da saúde, na terceira idade não seria diferente. As pessoas idosas devem trabalhar alongamentos, fortalecer musculatura e articulações e promover melhorias em seu sistema cardiorrespiratório. Nos trabalhos da terceira idade, o foco não é a estética, mas sim a prevenção de doenças e manutenção da boa saúde.
Como envelhecer com saúde?
Diversas doenças adquiridas com o envelhecimento podem ser evitadas através da prática de exercício físico adequado. Alguns exemplos são: osteoporose, aumento de peso, doenças cardíacas e diabetes tipo II.
Claro que não é somente o exercício físico que irá te prevenir de tais doenças. Uma boa alimentação, mudar hábitos, evitar bebidas alcoólicas, não fumar e não consumir outros tipos de drogas são fatores que contribuem para uma boa saúde.
Personal e reabilitação de idosos
Outro grande campo de atuação do personal frente ao pessoal da terceira idade é quanto à reabilitação dos mesmos. A reabilitação física é o tratamento de patologias comuns da terceira idade.
Osteoporose, artrose, hérnias de disco, além das dores musculares e até mesmo as quedas por falta de equilíbrio são problemas que são minimizados através de programas específicos de exercícios físicos.
A definição de tais programas é individual e cada caso requer uma atenção especifica e exercícios diferenciados. O trabalho bem feito do fisioterapeuta junto ao educador físico, certamente irá proporcionar uma recuperação fantástica de tal paciente.
Relação entre Personal Trainer e a terceira idade
O profissional de educação física que atua com a terceira idade compreende que o idoso precisa sentir prazer e motivação com a atividade física. Diferente dos jovens, os idosos não buscam corpos sarados, mas sim corpos sadios.
A intensidade e volume dos exercícios devem ser sempre mais baixos e após o programa realizado, o idoso deseja ter resistência para realizar suas tarefas cotidianas com maior independência e segurança.
Na sequencia de nosso artigo vamos apresentar o que os especialistas chamam dos 5 maiores benefícios dos exercícios físicos para os idosos. São eles:
- Manutenção ou perda de peso – Com o passar dos anos, o metabolismo desacelera e manter o peso é um desafio ainda maior. Neste caso, o exercício se torna um aliado indispensável, ajudando a aumentar o gasto energético.
- Redução do impacto da doença – Melhoria na função imunológica, melhoria da saúde do coração e da pressão arterial, melhoria da densidade óssea e por fim, melhoria do funcionamento digestivo. Estes fatores reduzem os riscos de desenvolver várias doenças crônicas.
- Aumento da mobilidade, flexibilidade e equilíbrio – As quedas e limitação de movimentos são os grandes responsáveis pelas graves lesões em idosos. Com a prática de exercícios, existe a melhoria dessas capacidades, além de uma evolução da coordenação motora.
- Sono melhor – O exercício em geral permite uma qualidade melhor do sono, contribuindo para um descanso mais efetivo durante a noite.
- Excelente para o cérebro – O exercício ajuda na ativação das funções cerebrais, contribuindo para prevenção de perda da memória, declínio cognitivo e demência. Alguns médicos afirmam que o exercício pode ajudar a minimizar a progressão de doenças como o Alzheimer.
Então é isso pessoal! Os benefícios dos exercícios físicos são incontáveis, mas a busca por eles deverá ser feita com segurança e bem orientada. Este é um dos motivos de ter sempre um profissional capacitado com você, buscar a manutenção da saúde e melhoria na qualidade de vida.
Sobre o autor
Bruno Almeida é formado em Educação Física pela UFV - Universidade Federal de Viçosa. Foi aluno destaque do instituto e agora compartilha seus conhecimentos no site Saúde Melhor!
Veja também
Quais exercícios praticar quando você está lesionado?
Como saber se seus pais podem estar com doenças da idade?
10 exercícios físicos para Deficientes Físicos!
O que são exercícios localizados?
Aviso legal
O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica.