Precisa usar protetor solar em dias chuvosos ou nublados?
Muito fácil ignorar o protetor solar quando não está ensolarado, mas de acordo com especialistas, mesmo quando o sol não parece estar brilhando, seus raios estão lá, trabalhando para danificar sua pele.
Existem dois tipos de raios solares que atingem a Terra: UVB e UVA. Os raios UVB causam danos imediatos à sua pele. Esses raios são responsáveis pelo bronzeamento ou queimadura de sua pele. Os raios UVA são aqueles que são responsáveis pelo envelhecimento da sua pele e são capazes de atingir a sua pele através das nuvens, poluição atmosférica ou até através do vidro. Estudos indicam que até 80 por cento dos raios UV do sol podem passar através das nuvens.
Leia também
Níveis UV
O nível de UV é uma escala internacional que varia de 1 a 20 e indica a forma como a radiação UV atinge a superfície da terra. Um nível de 3 ou superior é considerado alto o suficiente para danificar a pele. Algumas previsões do tempo UV baseiam o nível de UV em um céu claro, não levando em conta nuvens, chuva ou poluição. Eles de dão a máxima quantidade de raios UV esperados durante o dia, o que normalmente ocorreria ao meio-dia.
O Efeito das Nuvens sobre os níveis UV
As nuvens podem reduzir ou aumentar os níveis de UV. A radiação UV é afetada por muitas coisas. Uma delas são as nuvens, mas isso depende de que tipo de nuvem é, a espessura da nuvem e se ela é profunda através da atmosfera. A radiação UV pode penetrar através de finas nuvens, de modo que você ainda pode obter altos níveis de UV no nível do solo em dias nublados.
Por vezes, os raios UV podem refletir fora da borda da nuvem, intensificando o nível de raios UV. Por isso, em parte, dias nublados podem ser enganosos; você acreditar que está protegido contra os raios do sol atrás das nuvens, mas você pode, de fato, estar recebendo os raios UV mais fortes, porque eles estão “desviando” das nuvens.
Quanto protetor solar você realmente precisa?
A maioria das pessoas não usam protetor solar suficiente, aplicando apenas ¼ a ½ da quantidade recomendada. Um adulto deve usar cerca de 30 g de protetor solar para cobrir as áreas expostas (o tamanho aproximado de um copo de “shots” de tequila). Você pode precisar de mais ou menos, dependendo do tamanho do seu corpo.
Lembre-se de usar protetor solar em todas as áreas expostas do corpo, incluindo o rosto, orelhas, braços e mãos. Deve ser aplicado de 15 a 30 minutos antes de sair. Seus lábios devem ser protegidos com um protetor labial com FPS de pelo menos 30. Protetor solar deve ser reaplicado a cada 2 horas ou depois de nadar ou suar para garantir maior proteção.
Essas diretrizes devem ser seguidas durante todo o ano, não importa o qual o tempo. Proteger a pele não só irá ajudá-lo a parecer mais jovem, como vai ajudar a proteger contra o desenvolvimento de câncer de pele.
Você usa protetor solar suficiente? Como você se protege do sol? Quais produtos você usa?
Sobre o autor
André fez parte de uma das primeiras equipes de Parkour no Brasil. Desde então, atuou junto de educadores físicos, nutricionistas, fisioterapeutas e profissionais da saúde para aperfeiçoar seus conhecimentos. Desde 2012, escreve dicas de saúde e exercícios físicos que aprendeu e continua aprendendo. Em 2019 tornou-se instrutor de Muay Thai e Kickboxing, compartilhando com seus alunos para ensinar tudo que aprendeu.
Veja também
Manchas de espinhas – Como tirar e evitar?
20 alimentos que reduzem o envelhecimento!
Quantos banhos devemos tomar por dia?
Raio X e radiografia fazem mal! Quantos posso fazer?
Aviso legal
O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica.