Quais os benefícios da folha de algodão?
As plantas de algodão são uma erva que cresce anualmente, pertencente ao gênero Gossypium da família Malvaceae (família malva). A planta de algodão é geralmente uma erva parecida a um arbusto que cresce até uma altura de dois a cinco pés. A planta possui folhas esverdeadas de três segmentos amplas, que têm cerca de 2 a 6 polegadas de comprimento e emergem alternadamente no caule. As flores do algodoeiro são em forma de taça, com pétalas grandes e chamativas, cuja tonalidade varia do branco ao amarelo. As flores têm um ponto arroxeado ou avermelhado perto de sua base. Os frutos do algodoeiro encerram as sementes em cápsulas, também conhecidas como “cápsulas”. As sementes são rodeadas de pelos macios de cor branca ou a fibra de algodão que são fáceis de girar quando naturalmente se igualam e enrolam quando estão secas. As plantas de algodão carregam flores e frutas quase todo o ano.
Leia também
O algodão é a fibra mais comum e é nativa de regiões tropicais e subtropicais em todo o mundo, incluindo as Américas, África e Índia. A maior diversidade de espécies de algodão selvagem é encontrada no México, seguida pela Austrália e África.
O algodão de sequeiro ou G. hirsutum compreende a maior parte do algodão produzido comercialmente em todo o mundo. Além da fibra, o óleo extraído das sementes de algodão também é um importante produto comercial da planta atualmente. O óleo extraído das sementes de algodão é utilizado na produção de margarina, gordura, salada e óleos de cozinha.
Benefícios da folha de algodão e de outras partes da planta
Além das utilidades comerciais de algodão mencionadas acima, a planta também é valorizada por suas propriedades corretivas. Indianos e outros praticantes da medicina tradicional consideram a planta de algodão como uma “medicação feminina”. As indianas prepararam um chá preparando a raiz do algodoeiro para aliviar os problemas associados ao parto e facilitar o processo de parto. O chá preparado com raízes de plantas de algodão é administrado a mulheres grávidas antes de darem à luz. Curiosamente, até mesmo os atuais praticantes de medicina herbária usam o chá preparado com raízes de plantas de algodão para facilitar o parto, pois afirmam que as raízes contêm uma substância que efetivamente aumenta o aperto do útero no momento do nascimento da criança. Além disso, os fitoterapeutas afirmam ainda que as raízes do algodão contêm um elemento que estimula a menstruação regular.
Benefícios do Algodão para a Saúde
Atualmente, os herboristas raramente usam as raízes das plantas de algodão como medicamento. No entanto, houve um tempo em que os praticantes de medicina herbal usavam as raízes do algodão como uma alternativa para o ergot (Claviceps pulpurea) – uma erva amplamente utilizada para estimular e facilitar o nascimento da criança. Quando usado medicinalmente para este propósito, as raízes do algodão não só têm um efeito suave, mas também são seguras. De fato, o consumo de um chá preparado pela fermentação de raízes de algodão pouco antes do nascimento da criança ajuda a estimular a contração do útero e também acelera o processo de nascimento da criança.
Enquanto herbalistas têm usado a raiz do algodão para facilitar o nascimento da criança, os cientistas modernos também endossaram essa propriedade medicinal específica da erva, afirmando que a possibilidade do remédio ser eficaz é substancial. Mesmo hoje, os praticantes de medicina tradicional administram um chá preparado com a raiz de algodão para as mulheres, a fim de garantir um ciclo menstrual regular. Várias pesquisas sobre o assunto demonstraram que esse uso específico de sementes de algodão é eficaz.
As raízes e sementes de algodoeiro têm sido tradicionalmente usadas para tratar o crescimento de tecidos no nariz, desenvolvimento de miomas uterinos e outras formas de câncer. Um polifenol obtido a partir do algodoeiro, o gossipol é conhecido por ter características para combater o câncer. Um ch hmido e pegajoso preparado com sementes de algod cru ou torrado administrado a pacientes que sofrem de diarreia, disenteria, bronquite bem como hemorragia.
As flores do algodoeiro também possuem propriedades medicinais. Eles promovem o fluxo de urina e possuem os poderes de suavizar ou relaxar e são usados para tratar a hipocondria, uma condição médica em que um indivíduo está excessivamente preocupado com sua saúde. As folhas do algodoeiro podem ser infundidas em vinagre e aplicadas externamente na testa para curar dores de cabeça. Esta infusão também foi usada pelos escravos no início da América com razoável sucesso e sem nenhum efeito colateral adverso para a indução de abortos.
Além disso, as raízes do algodão também são eficazes em ajudar o aborto ou o início da menstruação, bem como diminuir o fluxo do período. A casca da raiz do algodão também promove a formação de coágulos sanguíneos, bem como a secreção do leite materno. Por outro lado, o óleo extraído das sementes de algodão é usado para aliviar o sangramento abundante durante a menstruação e a endometriose. Sem dúvida, a erva foi nomeada como uma “medicação feminina”.
Efeitos colaterais e cuidados com o algodão
Não é seguro usar algodão se estiver grávida. Pode causar a contração do útero, e isso pode causar um aborto espontâneo.
Não se sabe o suficiente sobre a segurança do uso do algodão durante a amamentação. Fique do lado seguro e evite o uso.
Não use algodão se você tiver uma doença nos rins.
Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas para que possamos ajudar!
Sobre o autor
André fez parte de uma das primeiras equipes de Parkour no Brasil. Desde então, atuou junto de educadores físicos, nutricionistas, fisioterapeutas e profissionais da saúde para aperfeiçoar seus conhecimentos. Desde 2012, escreve dicas de saúde e exercícios físicos que aprendeu e continua aprendendo. Em 2019 tornou-se instrutor de Muay Thai e Kickboxing, compartilhando com seus alunos para ensinar tudo que aprendeu.
Veja também
Castanha da índia – Para que serve?
Chá preto – Benefícios e indicações!
Semente de Sucupira: benefícios e como consumir!
Remédio caseiro para pano branco
Aviso legal
O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica.