Quais doenças são causadas pelo cigarro?
Todos nós já ouvimos falar que fumar causa câncer de pulmão, e quem é um pouco mais velho está bem ciente de que fumar leva a rugas. Mas você sabia que a lista de doenças fortemente associadas ao tabagismo fica mais longa a cada ano? Fumar pode causar doenças mentais, visuais, bucais, problemas no pescoço e garganta, problemas no peito, coração, abdômen, sistema reprodutor, costas e extremidades do corpo. Isso sem falar sobre saúde geral. Por exemplo, se você fuma e acaba precisando de cirurgia para uma condição causada pelo tabagismo, sua capacidade de se curar será inferior à de um não-fumante. E se você tem dor por qualquer motivo, relacionada ao tabagismo ou não, fumar pode piorar essa dor. Vamos à lista bem completa de doenças causadas pelo cigarro.
Leia também
Doenças causadas pelo cigarro: mentais
Dores de cabeça são ruins o suficiente, mas o risco de um acidente vascular cerebral ou doença de Alzheimer te fará pensar duas vezes antes de acender o cigarro. Se você fuma e bebe álcool, procure urgente um programas para parar de fumar e beber. A combinação de cigarro e álcool pode altamente prejudicial para sua saúde. Algumas das doenças mentais que podem ser agravadas ou surgirem por conta do tabgismo incluem a doença de Alzheimer, dor de cabeça crônica, enxaqueca, esclerose múltipla, AVCs, aneurisma, entre outros danos cerebrais.
Doenças causadas pelo cigarro e suas consequências para seus olhos
Um aumento do risco de catarata já é ruim o suficiente, mas as pessoas que fumam tem quatro vezes mais risco de desenvolver degeneração macular, a principal causa de cegueira no mundo. Isso sem contar que o cigarro pode causar secura nos olhos, além de agravar problemas como o glaucoma.
Doenças causadas pelo cigarro na sua boca
Os efeitos do tabagismo na boca vão além do mau hálito. O câncer oral é seis vezes mais comum em pessoas que fumam. Além disso, o cigarro pode facilitar o surgimente de cáries, tártaro, e gengivite que, por consequência, pode resultar na perda dos dentes.
Cigarro e seus efeitos sobre o pescoço e garganta
Fumar afeta a cabeça e o pescoço de muitas maneiras, desde facilitar o surgimento do câncer até interromper a glândula tireóide. O tabagismo pode também remover o muco protetor da faringe, laringe, e esôfago, resultando em uma irritação crônica na região, dores, e tosse crônica.
Doenças causadas pelo cigarro no pulmão
Seus pulmões estão certamente em risco se você fuma. Além dos riscos de câncer, insuficiência respiratória, e câncer de mama, mas fumar pode também aumentar o risco de desenvolver resfriados, broinquite, asma, pneumonia, e diversas outras condições graves relacionadas ao uso do cigarro
Tabagismo e doenças do coração
Há uma boa consciência pública de que o tabagismo causa doenças cardíacas. Fumar também aumenta os fatores de risco que levam à doença cardíaca. Alguns dos problemas causados pelo cigarro inclueem a doença arterial coronariana, aterosclerose, pressão alta, colesterol elevado, maior risco de infarto, entre outros.
Problemas de saúde no abdômen
Fumar causa câncer pancreático e aneurismas da aorta abdominal, bem como azia e úlceras que podem ser perigosas. São úlceras pépticas, úlceras no pâncreas, entre outros problemas. Gastrite é também comum entre aqueles que fumam, bem como refluxo.
Doenças no sistema reprodutor causadas pelo cigarro
Sabemos que uma condição relacionada ao fumo é de grande preocupação para os homens: a disfunção erétil. Mas os efeitos do tabagismo nos sistemas geniturinário e reprodutivo masculino podem ir além da disfunção erétil e da impotência. Pode aumentar o risco de câncer de próstata, causar infertilidade, problemas nos rins, e aumentar os riscos de defeitos genéticos nos espermatozóides sendo passados para a próxima geração.
Nas mulheres, o cigarro causa desde a menopausa precoce até a infertilidade, com efeitos pesados sobre a saúde reprodutiva da mulher. Pode alterar os ciclos menstruais da mulher, causar problemas no ovário e no útero e aumentar os riscos de câncer nesses órgãos. O cigarro também pode prejudicar a lubrificação vaginal.
Problemas causados pelo fumo na gravidez
Do parto prematuro ao parto de natimortos, do dano da placenta à cólicas, fumar durante a gravidez é extremamente perigoso. Não fume se estiver grávida. O fumo durante a gravidez também pode aumentar a chance de abortos naturais e da síndrome da morte infantil repentina nas crianças. Isso sem contar os inúmeros problemas de saúde que crianças de mães fumantes podem ter.
Doenças nos ossos e extremidades do corpo causadas pelo cigarro
Você pode não pensar que sua dor nas pernas ou nas costas possa ter a ver com o tabagismo, mas pense novamente. Fumar pode agravar problemas de dores na juntas, agravar a osteoporose, causar fibromialgia, artrite reumatóide e a doença vascular periférica. Fumar pode resultar na morte dos tecidos das extremidades do corpo que, ultimamente, pode resultar na amputação de membros.
Sua saúde geral e o cigarro
Não há muita pesquisa sobre os efeitos do tabagismo na saúde mental, com a exceção de que fumar é viciante. Mas novos estudos sugerem que fumar pode causar depressão em adolescentes, uma grande preocupação considerando que o suicídio é um risco significativo nesta faixa etária. Para adultos, fumar pode aumentar o risco de divórcio. E qualquer pessoa que tenha passado por um divórcio entende a ansiedade eo estresse que o divórcio pode causar.
Quando você vai começar a parar de fumar? O que está esperando para convencer seus entes queridos de que fumar só faz mal?
Sobre o autor
André fez parte de uma das primeiras equipes de Parkour no Brasil. Desde então, atuou junto de educadores físicos, nutricionistas, fisioterapeutas e profissionais da saúde para aperfeiçoar seus conhecimentos. Desde 2012, escreve dicas de saúde e exercícios físicos que aprendeu e continua aprendendo. Em 2019 tornou-se instrutor de Muay Thai e Kickboxing, compartilhando com seus alunos para ensinar tudo que aprendeu.
Veja também
Quais cuidados e vitaminas tomar antes de engravidar?
Receita natural para dor de garganta!
10 dicas para evitar dor no estômago ao tomar remédios!
Problemas nos dentes? Podem ser sintomas de algo mais grave!
Aviso legal
O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica.