Quem tem pressão alta pode receber massagem?
Hipertensão, ou pressão arterial elevada, é uma condição séria que afeta milhões de pessoas ao redor do mundo. A pressão arterial é a força que o sangue exerce contra as paredes das artérias. Cada vez que o coração bate, ele bombeia sangue (pressão sistólica). Quando o coração está em repouso entre os batimentos, pressão arterial cai (pressão diastólica). A hipertensão ocorre quando a pressão sanguínea sistólica média está acima de 140 mm Hg, e a pressão sanguínea diastólica superior a 90 mmHg, ou apenas um dos dois com números altos.
Embora não há muitos sinais perceptíveis de hipertensão, ela aumenta o risco de doença cardíaca e acidente vascular cerebral. A massagem pode ser ou não contraindicada, já que promoverá a circulação nos vasos.
Leia também
Quem tem pressão alta pode receber massagem?
Como há pressão constante contra os vasos sanguíneos, qualquer atividade que possa aumentar a uma pressão intra-vascular aumenta os riscos ruptura dos vasos sanguíneos. Um dos efeitos fisiológicos da massagem, especialmente uma massagem circulatória, é o aumento da circulação de sangue.
A massagem libera o tecido congestionado, movendo o sangue estagnado fora de uma área apertada e inundando-a com sangue novo, fresco. Um aumento na circulação sanguínea pode aumentar a pressão intra-vascular. Este é o raciocínio cauteloso que um massoterapeuta deve ter ao oferecer a massagem aos seus clientes hipertensos.
Massagem e pressão alta: pesquisas científicas
Existem diversos tipos de massagem, não apenas aquelas que promovem a circulação sanguínea. É por isso que não é surpresa que em pesquisas científicas, a pressão arterial elevada e sintomas associados foram reduzidos com massagem terapêutica. Uma massagem relaxante, comprovadamente, reduz os níveis de ansiedade, estresse, e depressão, três problemas de saúde associados diretamente ao aumento na pressão arterial. A massagem também ajuda na redução do hormônio cortisol no organismo, o chamado hormônio do estresse.
Uma massagem de coluna, regularmente executada, tem efeito redutor na pressão arterial de pacientes com hipertensão diagnosticada clinicamente, e reduções significativas nas leituras de pressão arterial sistólica e diastólica.
Tipo de massagem para pressão arterial alta
Como resultado do entendimento geral que a massagem reduz a pressão arterial, os especialistas determinaram que a massagem sueca tem o maior efeito na redução da pressão arterial, enquanto as técnicas potencialmente dolorosas, como a terapias de massagem profunda, podem ter o efeito oposto.
Segundo especialistas em massagem, tipos de massagem que promovem a movimentação da pele, tecido conjuntivo, o tecido muscular e periósteo, estimula os receptores, que enviam mensagens de relaxamento para o sistema nervoso central. Esses reflexos causam vasodilatação, resultando na diminuição da pressão arterial e freqüência cardíaca.
Abaixo, um dos tipos de massagem usados para baixar a pressão arterial.
Cuidados com massagem e pressão alta
Se a pressão arterial elevada de um cliente não for controlada, o massagista precisa da permissão do médico antes de massagear. Determinar se a pressão arterial é controlada exigirá esforço extra durante o processo de admissão. Mas não fique tenso por pedir os exames ou por um massagista pedir os exames a você. É uma precaução, que pode evitar problemas mais graves.
Para massagens de pessoas com hipertensão, prefira tipos de massagem para estimular a resposta de relaxamento em vez de técnicas intensas e possivelmente dolorosas. Exemplos de tipos de massagem adequadas para relaxamento e hipertensão incluem massagem sueca, terapia crânio-sacral e reflexologia.
Embora a massagem terapêutica provavelmente irá aumentar a circulação dentro dos vasos sanguíneos, massagens relaxantes vão simultaneamente dilatar esses vasos. O resultado líquido de valorização simultânea da circulação e vasodilatação da massagem é uma redução da tensão corporal e pressão arterial. O perigo de maior circulação normalmente só é perigoso quando a pressão arterial de uma pessoa não é controlada, mas com o suporte e trabalho conjunto com o médico, tudo fica mais fácil, e o tratamento muito mais eficiente.
Sobre o autor
André fez parte de uma das primeiras equipes de Parkour no Brasil. Desde então, atuou junto de educadores físicos, nutricionistas, fisioterapeutas e profissionais da saúde para aperfeiçoar seus conhecimentos. Desde 2012, escreve dicas de saúde e exercícios físicos que aprendeu e continua aprendendo. Em 2019 tornou-se instrutor de Muay Thai e Kickboxing, compartilhando com seus alunos para ensinar tudo que aprendeu.
Veja também
Para que serve Atenelol?
Por que acordo com dor de cabeça todos os dias?
Quais os pontos de acupuntura para enxaqueca?
Pés inchados – Causas, sintomas e tratamentos!
Aviso legal
O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica.