Receita natural para cólica menstrual
As mulheres que não gostam de se entupir de remédios todas as vezes que sentem cólicas devem ler este artigo com muita atenção. Nosso artigo te aconselha a apostar no poder da medicina alternativa, você verá que é possível diminuir estas dores utilizando a ajuda de frutas, hortaliças e plantas.
Você deve saber que são os hormônios que controlam os ciclos da mulher e são eles que determinam tanto a gravidez quanto a menopausa. Para reduzir as dores e os desconfortos que o corpo da mulher causa nestes períodos existem diversas soluções naturais.
Na seqüência de nosso artigo você vai aprender como se tratar com várias soluções à base de remédios naturais e também diversas dicas de atitudes que podem amenizar estas dores. Confira tudo isso a seguir:
Leia também
Preparado com pimenteiro-silvestre
- Ele ajuda a regular os hormônios e alivia os desconfortos pré-menstruais. Inchaços dos seios, coceiras na pele serão amenizadas, além de reduzir o fluxo de sangue.
Banhos de pé, de assento e de banheira
- O banho tem um efeito calmante e pode reduzir bastante as cólicas. Para conseguir aumentar ainda mais os benefícios de seu banho, você pode adicionar erva-cidreira ou alfazema à água. A camomila e milefólio são capazes de reduzir fluxos de sangue intensos.
Massagens
- Muitas mulheres não acreditam nesta opção por ter um efeito mais simples, mas as existem depoimentos de mulheres que conseguiram sanar as dores das cólicas com a ajuda da massagem. Você pode massagear o abdome e as costas utilizando óleo de erva-de-são-joão, de prímula ou de alfazema.
Chá para cólica menstrual
Agora você vai conhecer 4 ótimas opções de chá para diminuir a intensidade das dores da cólica. Veja o passo a passo de cada um delas a seguir:
Primeira Receita
Esta primeira opção é de um chá de camomila. Ela tem propriedades calmantes e ajudam a tratar da insônia, cólicas em geral, indigestão e até gases.
Ingredientes:
- 1 colher de sopa de folhas e flores de camomila
- 1 litro de água
Modo de Preparo:
- Você deve ferver tudo e depois coar e tomar ainda quando morno.
OBS: A quantidade máxima recomendada é de 4 xícara de chá por dia. As mulheres gestantes ou quem tem rinite alérgica jamais devem fazer uso deste tipo de chá.
Segunda Receita
Esta receita é de um chá de orégano. Ela é uma excelente opção para remediar e combater os sintomas das cólicas
Ingredientes:
- 2 colheres de chá de orégano
- 1 xícara de água
Modo de Preparo:
- Primeiro você deve ferver a água e depois colocar as 2 colheres de orégano. Em seguida você deve tampar a xícara e deixar em infusão por 5 minutos.
- Depois você pode tomar e não deve adoçar.
OBS: A quantidade máxima recomendada é de 3 xícaras por dia.
Terceira Receita
Agora vamos falar do chá de capim santo. Esta erva tem um efeito antiespamódico e é capaz de aliviar os espasmos e as contrações.
Ingredientes:
- Algumas folhas de capim santo
- Água
Modo de Preparo:
- Você deve fazer a infusão por 10 minutos. Coloque as folhas de capim santo em um recipiente com água quente e mantenha abafado.
OBS: A quantidade máxima recomendada é de 3 xícaras de chá morna por dia.
Quarta Receita
A última receita é de um chá de gengibre. Ele auxilia no combate das cólicas graças a sua ação antiinflamatória.
Ingredientes:
- 2 colheres de sopa de gengibre ralado
- 1 litro de água
Modo de Preparo:
- Você deve deixar tudo fervendo por aproximadamente 5 minutos. Depois basta desligar e deixar esfriar um pouco para tomar.
OBS: A quantidade máxima recomendada é de 3 xícara quentes por dia.
Estamos encerrando este artigo e queremos pedir para todas as mulheres compartilharem seus conhecimentos e dicas com as outras que possam ler o nosso site. Deixe um comentário e conte como foi o tratamento ou até mesmo com outra dica que não passamos aqui.
Sobre o autor
Bruno Almeida é formado em Educação Física pela UFV - Universidade Federal de Viçosa. Foi aluno destaque do instituto e agora compartilha seus conhecimentos no site Saúde Melhor!
Veja também
Chá natural para incontinência urinária!
Chá de limão
5 receitas de xarope caseiro da vovó!
Chá de salsinha: para quê serve?
Aviso legal
O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica.
2 comentários para: “Receita natural para cólica menstrual”
Maria
O capim santo é muito bom. Realmente alivia as cólicas.
Marcia
Essas receitas vão me ajudar muito, pois minha filha de 12 anos sente muita cólica e muitas vezes o remédio não resolve.