Xarope natural para tosse e pigarro!
Como podemos combater essa tosse irritante e congestão? Antes de pensar em correr para a loja local por um remédio, procure em seu estoque de alimentos. Quando era mais jovem, minha avó sempre mantinha um frasco de xarope pra tosse e pigarro em casa. Além de ser extremamente gostoso, o problema acabava rapidinho.
Como fazer um xarope natural para tosse e pigarro?
É bem fácil. Você precisará, primeiramente, de um grupo de alimentos naturais para a base do xarope. Em seguida, você pode incrementar esse xarope com vários ingredientes e plantas medicinais, de forma a tornar o xarope ainda mais efetivo contra a tosse e o pigarro.
Leia também
Receita para a base do xarope natural contra tosse e pigarro
Você vai precisar dos seguintes itens do seu estoque de alimentos naturais:
- Limão fresco;
- Alho fresco;
- Mel;
- Frasco com tampa;
- Ralador ou picador;
- Garfo ou um espremedor de suco.
Corte um limão ao meio e esprema o suco em uma tigela. Use um espremedor de sucos ou um garfo. Insira-o no limão e torça-o para liberar todo o suco. Raspe a polpa, também. Limões cortam e dissolvem o catarro, tornando-se um agente adequado tanto contra a tosse quanto contra o pigarro.
Em seguida, use o seu ralador fino para ralar 1 dente de alho fresco, de acordo com o que você pode tolerar. Misture isso com o suco de limão. Suas propriedades também ajudam a dissolver e decompor o catarro, especialmente na garganta e peito.
Adicione uma quantidade igual de mel ao suco de limão. O mel é excelente para tosses e pigarros porque também dissolve o catarro. É também um conservante natural, e mata as infecções.
Misture todos os ingredientes e guarde em um frasco de vidro com tampa. Mantendo o pote em temperatura ambiente dará ao alho potência extra. O xarope natural para a tosse irá manter-se por mais tempo se for refrigerado, podendo ser esquentado para consumo.
Ingredientes extras para maiores benefícios
Vários outros ingredientes podem ser acrescentados na sua receita de xarope, cabendo apenas ao seu gosto pessoal o critério para a escolha. Gengibre fresco ralado é bom para limpar a garganta e creditado a combater algumas bactérias. Pimenta caiena é outro agente natural para trazer calor à mistura, dando uma sensação de compressa quente para amenizar a inflação causada pela tosse/pigarro. Hortelã é outro ingrediente delicioso para adicionar a esta mistura, esteja ele seco ou fresco. Algumas pessoas ainda adicionam camomila à mistura, para acrescentar um elemento calmante, até casca de frutas cítricas, adicionando mais vitamina C na mistura.
Considerações Finais
Tome meia a 3 colheres de chá de este xarope para a tosse e pigarro, a cada duas horas. Se a tosse ou o pigarro é muito forte, tome a cada hora. Tome chá de hortelã com mel, ou até mesmo chá de hortelã misturado com chá de verbasco. Eles agem como um expectorante e vão abrir os pulmões, promovendo a tosse. Isto forçará o muco para fora do corpo. Cebola pode ser substituído por alho, se você não tem alho. No entanto, o alho é mais potente do que a cebola. Você também pode substituir os limões pela lima.
Consulte o seu médico ou especialista em saúde natural antes de tomar esta mistura. Se está a tomar outros medicamentos, ou tem uma condição especial de saúde, até mesmo esses ingredientes simples podem ter um efeito adverso. Ninguém deve se automedicar, pois isso pode agravar o problema e mascarar sintomas importantes para o diagnóstico médico.
Sabe mais ingredientes para o xarope natural? Compartilhe conosco nos comentários!
Sobre o autor
André fez parte de uma das primeiras equipes de Parkour no Brasil. Desde então, atuou junto de educadores físicos, nutricionistas, fisioterapeutas e profissionais da saúde para aperfeiçoar seus conhecimentos. Desde 2012, escreve dicas de saúde e exercícios físicos que aprendeu e continua aprendendo. Em 2019 tornou-se instrutor de Muay Thai e Kickboxing, compartilhando com seus alunos para ensinar tudo que aprendeu.
Veja também
Tosse seca – O que pode ser?
Remédio para dor ciática – Leite de alho!
5 receitas de xarope caseiro da vovó!
Suco detox de maracujá com hortelã
Aviso legal
O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica.